Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

Dia de campeões

09 abr, 2019 • Opinião de Ribeiro Cristovão


Logo à noite joga-se a primeira parte em Liverpool. E não é uma fatalidade realizar o primeiro de dois jogos no campo do adversário.

Sem que se tenham esbatido os ecos das várias polémicas geradas pelos mais recentes jogos do nosso campeonato, as atenções desta semana, pelo menos até quinta-feira, viram-se para as competições europeias, nas quais o futebol português sobrevive graças à participação do Futebol Clube do Porto e do Benfica.

Sem suscitar quaisquer dúvidas, pode afirmar-se que ambos têm pela frente tarefas hercúleas.

Talvez em dose mais elevada a que incumbe ao Futebol Clube do Porto. Para isso, basta olhar para o adversário que lhe coube em sorte, o Liverpool, que não é apenas, neste momento, uma das melhores equipas do campeonato inglês, mas também, e sobretudo, um sério candidato à conquista final da Liga dos Campeões.

O jogo que hoje o coloca frente à principal equipa da cidade dos Beatles é de risco extremamente elevado. Daí que, entendendo perfeitamente essa situação, Sérgio Conceição tenha feito ontem um discurso muito apelativo dirigido aos seus jogadores, incutindo-lhes a ideia segundo a qual qualquer resultado só é conhecido após serem jogados noventa minutos.

Não vale a pena evocar aqui o historial portista nos seus cotejos com clubes da "Velha Albion".

A estatística é realmente negativa, mas esta fórmula, a que muitas vezes se dá demasiada atenção, não ganha nem perde jogos.

Espera-se, por isso, um Futebol Clube do Porto empertigado e personalizado, ainda que sem subvalorizar o seu adversário. Seria incorrer num erro fazer essa avaliação.

Logo à noite joga-se a primeira parte em Liverpool. E não é uma fatalidade realizar o primeiro de dois jogos no campo do adversário.

Se hoje as coisas não correrem mal na Inglaterra, os portistas poderão depois acertar as contas uma semana depois.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.