Emissão Renascença | Ouvir Online
Jacinto Lucas Pires-Henrique Raposo
Um escritor, dramaturgo e cineasta e um “proletário do teclado” e cronista. Discordam profundamente na maior parte dos temas.
A+ / A-
Arquivo
Jacinto Lucas Pires e Henrique Raposo - Mais ritalia para as crianças - 01/04/2019

J. Lucas Pires

Ritalina para crianças aumenta. "Antes eram distraídos, agora são hiperativos"

01 abr, 2019 • Redação


Medicamentos para combater o défice de atenção e a hiperatividade das crianças mais do que duplicou nos últimos nove anos.

O comentador da Renascença Jacinto Lucas Pires questiona a real necessidade clínica que justifique o aumento da prescrição de ritalina para crianças.

"Tem a ver com um certo cientismo, passamos a dar nomes a coisas. Antes era um tipo distraído, um tipo aéreo, um tipo um bocado louco, agora temos um nome: é hiperativo, tem défice de atenção. Nalguns casos, é necessário isso, porque de facto é a melhor ajuda, mas noutros casos torna-se num rótulo que não ajuda à solução. As pessoas tornam-se pacientes em vez de serem especiais", diz o escritor.

Em causa está a notícia sobre o aumento de prescrição de ritalina. De acordo com o "Jornal de Notícias, em nove anos, a prescrição terá crescido para mais do dobro.

Já o comentador Henrique Raposo lamenta a generalização da prescrição deste medicamentos.

"Há de facto crianças medicamente especiais, que têm mesmo isto. A tragédia aqui é confundirmos tudo e alargamos o espectro das crianças a quem se dá o medicamento a toda a gente", diz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.