Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - QuadrigaCx - 07/03/2019

O Mundo em Três Dimensões

Empresa perde 126 milhões euros por não ter uma password

07 mar, 2019 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


Costuma dizer-se que, quanto menos pessoas souberem, melhor estará guardado um segredo. Mas, por vezes, é melhor aplicar a exceção que confirma a regra e mais vale que, pelo menos, duas pessoas saibam um segredo. Principalmente se esse segredo for a password que desbloqueia o acesso a 126 milhões de euros.

Parece inacreditável, mas aconteceu. 126 milhões de euros (ou 190 milhões de dólares canadianos) é o valor perdido por uma empresa de câmbio de criptomoedas por não ter uma password.

E o caso é sério. O CEO era o único que conhecia a senha de acesso da carteira virtual. E morreu, ou terá morrido. A versão conhecida é de que Gerald Cotten tinha 30 anos, sofria de doença de Crohn e morreu na Índia em finais de 2018.

Dito assim, parece altamente provável que não haja esperança para estes 126 milhões de euros.

Diz o povo que quando morremos não levamos nada connosco. Pois bem, ao que parece, Gerald Cotten terá levado consigo um segredo de 126 milhões de euros que não lhe será de grande utilidade, mas seria extremamente útil para os investidores que perderam esse dinheiro.

A empresa de Gerald Cotten tinha um sistema digital que permitia realizar transações em criptomoeda sem ligações à internet. Basta uma senha de acesso para encriptar o sistema e, dessa forma, diminuir o risco de eventuais ataques de piratas informáticos.

Se isso parece ser uma vantagem, já a perda da password pode ser um bico de obra. Principalmente se essa perda resultar da morte da única pessoa que a conhece. E sem essa password de 126 milhões, será quase impossível recuperar o dinheiro.

Agora, vamos ao lado B deste caso. Há muitos clientes que suspeitam das circunstâncias da morte do empresário, e até duvidam que esta tenha ocorrido.

Será uma forma de enganar as autoridades? Será uma tentativa de iludir os outros acionistas da empresa para fugir com o dinheiro?

Verdade ou não, o certo é que tem sido a mulher de Gerald Cotten a dar a cara e, aparentemente, não poupa esforços para localizar a password milionária. Mas ainda não a encontrou.

A QuadrigaCx, assim se chama esta empresa de intercâmbio de divisas, recorreu ao Supremo Tribunal da Nova Escócia para pedir a intervenção de uma entidade independente para supervisionar procedimentos e aceder às reservas dos clientes.

A Pay Back Ltd, uma empresa especializada em recuperação de investimentos aparentemente subtraídos de forma fraudulenta apresenta-se aos lesados com um slogan motivador. "Se o seu problema é o dinheiro que perdeu para a QuadrigaCX, o nosso compromisso é recuperá-lo"

Em fevereiro deste ano, a Pay Back Ltd. diz que conseguiu resgatar aproximadamente 3,1 milhões de euros. Ou seja, pode até haver esperança para 126 milhões (ou parte deles) que se evaporaram com a morte de uma password milionária.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.