Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sporting

Varandas ataca Juventude Leonina. "Não reconheço amor puro, vejo um negócio"

22 fev, 2019 - 18:41 • Redação

O presidente do Sporting fala dos excessos com os apoios às claques e lamenta a falta de apoio à equipa nos jogos em casa.

A+ / A-

O presidente do Sporting, Frederico Varandas, atacou as claques do clube, especialmente a maior, a Juventude Leonina, que estão em protesto pela cessação do protocolo de apoio aos grupos de adeptos.

A "batalha" entre Varandas e as claques começou quando, numa entrevista à RTP, o presidente do Sporting anunciou esse fim do apoio, nomeadamente na bilhética. Desde então, as claques estão em protesto.

"É legítimo as claques criticarem a exibição da equipa? Claro que é. Pois também é legítimo eu criticar a exibição das claques e eu não gostei da atitude das claques nos últimos dois jogos em casa. Querem um grupo de trabalho com mais internacionais portugueses? Querem um grupo onde exista o maior talento da formação? Nós também. Trabalhamos todos os dias para isso. Mas sabem qual é a principal razão de hoje não termos um grupo assim? Eu lembro-me. 15 de maio de 2018. O dia do maior rombo financeiro e desportivo da história do Sporting", recordou o presidente do Sporting, em conferência de imprensa, esta sexta-feira.

Frederico Varandas referia-se ao ataque à academia de Alcochete, por parte de cerca de 50 adeptos encapuzados, membros da Juventude Leonina. O ex-médico acusou as claques de falta de amor ao clube:

"E hoje, quando o clube se está a reerguer, voltamos, antes do jogo importantíssimo em casa, a receber ameaças intimidatórias. Vejo exigências. Vejo elementos de claques a protestar com sócios anónimos que simplesmente estão a apoiar a sua equipa em Alvalade. Nos anos 90, fiz parte da Juventude Leonina [JL]. Havia excessos? Havia. Mas havia sobretudo um amor puro pelo clube. Havia um dar sem nada receber em troca. Hoje, eu não reconheço esse espírito. Hoje, vejo um negócio."

O presidente do Sporting revelou que, quando chegou ao clube, as claques tinham direito a 865 bilhetes grátis e podiam comprar outros mil ao preço mais barato do estádio. "Por outro lado, têm direito a receber 50% da cotização dos sócios do Sporting que estão inscritos nas claques. Desde 2013, a dívida passou de 115.000 para 746.000. A quase totalidade é referente à JL", apontou Varandas, que prometeu que, enquanto for presidente, "o Sporting nunca mais estará refém de quem quer que seja".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+