Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Lendário Marcelo Bielsa regressou a San Mamés, mas saiu irritado e em silêncio

25 mar, 2024 - 21:44 • Eduardo Soares da Silva

"El loco" deixou saudades no Athletic Bilbau, mas regresso ao País Basco foi acidentado.

A+ / A-

Era um reencontro antecipado, mas correu mal. O icónico treinador Marcelo Bielsa voltou ao San Mamés, casa do Athletic Bilbau, pela primeira vez desde que deixou o comando dos bascos em 2013. No entanto, saiu irritado do estádio no final do jogo.

Hoje selecionador uruguaio, a sua equipa foi defrontar a seleção do País Basco num encontro marcado para o estádio do seu antigo clube.

Polémico como sempre, o regresso não correu como o público esperava. Os bascos fizeram nove substituições, Bielsa não gostou e no fim do jogo foi-se embora sem passar pela sala de imprensa para avaliar o encontro e comentar o regresso especial.

Jagoba Arrasate, treinador do Osasuna e selecionador basco, tentou explicar o sucedido: "Acredito que estava estabelecido que poderíamos fazer as alterações. É um jogo de categoria UEFA B, ou seja, tem de haver um acordo entre as partes para serem feitas mais de seis alterações. Eu acreditava que existia, mas eles dizem que não".

Bielsa treinou o Athletic durante duas épocas, entre 2011 e 2013. Sob o comando técnico do uruguaio, o clube chegou à final da Liga Europa, perdida para o Atlético de Madrid.

Pelo meio, Bielsa teve passagens pelo Marselha, Lazio, Lille e Leeds United e é agora o selecionador uruguaio. Foi a primeira vez que regressou ao País Basco.

O treinador esteve perto de voltar ao clube. Era um trunfo eleitoral de Iñaki Arechabaleta, que apresentou oficialmente o técnico nas eleições de 2022, mas acabou por perder para Jon Uriarte. Bielsa esteve em direto na apresentação da candidatura ao seu bom estilo, com uma apresentação de mais de uma hora sobre os problemas e a evolução do atual plantel do Athletic.

Dentro de campo, as equipas empataram a um golo. Álvaro Djaló, jogador do Braga que no verão assinará pelo Athletic, marcou na estreia pela seleção.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+