Emissão Renascença | Ouvir Online
Ribeiro Cristovão
Opinião de Ribeiro Cristovão
A+ / A-

​Exemplo que vem de fora

10 dez, 2018 • Opinião de Ribeiro Cristovão


A jornada decorreu e terminou sem sobressaltos para o pelotão da frente.

Do primeiro ao quinto lugar só houve motivos para festejos: Porto, Sporting, Braga, Benfica e Vitória de Guimarães ganharam os seus respetivos jogos, embora nuns casos com maiores dificuldades do que noutros.

Curiosamente, portistas e sportinguistas registaram os números mais expressivos, vencendo ambos por 4-1, enquanto o trio restante teve de contentar-se com vitórias pela diferença mínima. No entanto, e como tantas vezes salientam os treinadores, o mais importante acabou por ser alcançado. Ou seja, o que verdadeiramente estava em causa, a conquista de mais três pontos, não saiu minimamente beliscado, ainda que nem todas as exibições tenham merecido notas altamente positivas.

E, porque citámos os treinadores, grosso modo, há um deles que merece nota muito positiva pelo seu discurso no final do jogo em que participou a sua equipa.

Referimo-nos ao holandês, e citamos já propositadamente a sua nacionalidade, Marcel Kaizer pela forma como abordou o jogo que a sua equipa venceu, sobretudo pela exibição na segunda parte, já que, antes disso, andou muito próximo do desastre.

Primeiro, porque o novel técnico leonino foi o primeiro a reconhecer o mau desempenho dos seus jogadores no primeiro tempo, e depois porque não só se recusou a abordar o trabalho do árbitro como acrescentou que não o fará no futuro.

Vale a pena acrescentar que por cá não estamos habituados a este discurso.

E, para confirmar, basta recordarmos a posição assumida, na mesma altura, pelo seu colega português cuja equipa acabara de defrontar, e que poucas referências fez ao jogo, para além das críticas ao trabalho do juiz da partida.

É bom ter memória: em tempos que já lá vão, o Paços de Ferreira, então treinado por José Mota, ganhou em Alvalade com um golo marcado com a mão por Rony (lembram-se?) retirando ao Sporting a possibilidade de ser campeão nessa temporada.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.