Emissão Renascença | Ouvir Online
Henrique Raposo
Opinião de Henrique Raposo
A+ / A-

Nem ateu nem fariseu

Nunca foi tão difícil ser pai (ou mãe)

07 dez, 2018 • Opinião de Henrique Raposo


Em 2018, ser pai ou mãe é um trabalho esgotante do que não tem o reconhecimento merecido junto dos avós que foram pais há décadas, junto dos eternos trintões sem filhos, junto dos média que destratam o tema como "lifestyle".

Bem sei que estou a falar em causa própria, bem sei que posso estar na arrogância do presente. Aliás, a grande objecção que se pode fazer à minha tese (ser pai nunca foi tão complicado) está logo na geração dos nossos avós. Os meus avós viveram um tempo sem vacinas, de fome, de pandemias. Na minha árvore genealógica, tenho familiares que morreram de doenças que hoje são consideradas relíquias. O trabalho braçal era hediondo, passava-se fome. Portanto, ser pai ou mãe para os meus avós não terá sido mais difícil? Não. Sobreviver era mais difícil, sem dúvida, mas, precisamente por causa da dureza da vida, não se esperava muito do papel de mãe ou pai. Criar um filho era colocá-lo fora do perímetro da alta mortalidade infantil. Quando dizia "criei dez", a minha avó estava a dizer que tinha conseguido salvar dez. Perder um bebé ou criança era normal. Esta quota mínima mudou com o progresso das últimas décadas. A meu ver, mudou em demasia. A bitola da paternidade subiu para níveis insuportáveis. A perfeição, e só a perfeição, é uma exigência que a sociedade impõe aos pais de hoje. Têm de ser profissionais perfeitos, têm de ser maridos e mulheres perfeitos, na rua, na cama, no restaurante, nas viagens, e, além disso, também de ser pais perfeitos educando filhos perfeitos. Neste contexto, o divórcio só pode ser tão comum como a mortalidade infantil no passado.

O peso da paternidade começa neste culto da perfeição, que, por sua vez, está relacionada com a falácia do controlo absoluto da nossa vontade ou intelecto. Se a criança faz uma birra no supermercado, cai o carmo e a trindade, toda a gente olha com espanto ou censura, como se uma birra fosse o fim do mundo, como se aquilo que define o bom pai fosse a inexistência de birras (algo impossível) e não a forma como se lida com as birras inevitáveis. Como salienta Sara Rodi, esta obsessão pelo controlo total e racional lança uma exigência demoníaca sobre os pais. Assume-se que a criança é um produto, uma tabula rasa onde se pode colocar tudo o que quisermos; é como se a criança não fosse uma entidade sagrada e criada por algo superior ao nosso intelecto, é como se a criança fosse um carrinho telecomandado, e não um ser humano com carácter próprio. Portanto, se a criança está a fazer alguma coisa considerada errada, fala muito, fala pouco, más notas, notas demasiado boas, birras, drogas, aprende devagar, aprende demasiado depressa, fuma, não come, come muito, é muito gordo, é muito magro, come doces com açúcar (Vejam só!), come pão de trigo (Que escândalo!), bebe leite (Que coisa medieval!), se a criança faz alguma coisa errada, dizia eu, assume-se logo que o erro deriva dos pais. Pode não ser assim. A educação é fundamental, claro, mas não é infalível e há sempre uma margem de liberdade da criança que nunca desaparece. As crianças não são barro inerte ou folhas de excel à espera dos "inputs" certos; são seres humanos autónomos, com vida própria. Dêem uma folga aos pais.

As dificuldades continuam.

No tempo antigo, os pais batiam, davam palmadas e estalos com naturalidade. Hoje, uma palmada dá remorsos para um ano. É uma evolução positiva, quero ser um pai, digamos, constitucional e não um pai tirano. Mas, como se sabe, a democracia é mais caótica e trabalhosa do que a tirania.

No tempo antigo, havia algo que garantia a sanidade dos pais: a rua. Ainda nos anos 80 e 90, nós podíamos brincar o sábado e o domingo inteiros na rua sem nenhum adulto por perto. Se nos dava liberdade, responsabilidade e calo, a rua dava sossego aos pais, que podiam ficar sozinhos em casa. Isso desapareceu. Hoje, os fins-de-semana podem ser sufocantes. Os pais têm de andar com os filhos de um lado para o outro. A rua tem de se recriada em espaços fechados e vigiados pelos adultos. Claro que este cerco à vida adulta desgasta, claro que adia o primeiro ou o segundo filho, claro que torna o terceiro num acto heróico. Fiquemos na rua. No tempo antigo, havia sempre alguém na rua para tomar conta das crianças, uma tia, uma avó ou prima, um avó, um tio. Os familiares estavam perto uns dos outros. Ir ao médico ou ir ao cinema não era um drama nem uma operação logística (babysitter). As famílias eram grandes e apoiavam-se. Hoje, as famílias são minúsculas, envelhecidas e fragmentadas. Uns estão em Coimbra, outros em Lisboa, outros no estrangeiro. Mesmo pensando apenas numa área metropolitana, as distâncias são enormes. Viver em Lisboa e ter o irmão em Loures é impraticável para o dia-a-dia. O tio de Loures não pode apoiar o dia-a-dia do sobrinho de Lisboa, e vive-versa.

Termino com uma confissão. Os pais de crianças (plural; dois ou mais) sentem-se sozinhos, isolados, sem reconhecimento, sem compreensão dos outros. Os mais velhos, os nossos pais e avós, não percebem bem as nossas dificuldades, porque medem as coisas pelos anos 80 e 60. Mas, como já vimos, não há comparação possível. O grau de exigência de 2018 não tem comparação com o de 1988 ou 1968. Além da inflação perfeccionista na escola e nas actividades (da piscina ao karaté), além das obsessões médicas e alimentares, além do turismo das festas, além da ausência da rua, há ainda outro ponto fundamental: o inferno de estímulos visuais que é o tandem tv cabo - internet. Um miúdo em 2018 recebe mais estímulos visuais num dia do que eu recebia numa semana ou mais. Como não têm este factor em mente, os avós muitas vezes são injustos com os pais. Por outro lado, os pais de hoje olham para a sua própria geração e vêem muita gente a não partilhar o fardo. Por uma série de razões, a minha geração não abraçou a família como valor central. Às vezes, confesso, fico a remoer, Estamos pra'qui quase sozinhos a levar o barco às costas? Estamos pra'qui a fazer sacrifícios enquanto tudo à volta está na vidinha descansada sem filhos? Bem sei que tenho de ser como o filho mais velho da parábola, tenho de aceitar e passar à frente. Mas custa.

Em 2018, ser pai ou mãe é um trabalho esgotante do que não tem o reconhecimento merecido junto dos avós que foram pais há décadas, junto dos eternos trintões sem filhos, junto dos média que destratam o tema como “lifestyle”, junto do estado que não respeita o pai contribuinte, junto da segurança social que nunca colocará os pais à frente dos não-pais no cálculo das reformas. Podem berrar, podem espernear, mas velhos e novos têm de ouvir: ter filhos (plural) nunca foi tão difícil. Quando passarem ao pé de um pai ou mãe com dois ou três filhos à ilharga, tenham por favor a humildade para dizer, Obrigado!

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Nuno Almeida
    13 fev, 2019 Porto 16:52
    Normalmente concordo com o Henrique Raposo mas parece-me que desta vez foi demasiado voluntarioso nas afirmações. Não se trata de ser mais fácil ou mais difícil mas das dificuldades serem completamente distintas. Por vezes não conseguimos descomplicar aquilo que é o dia a dia... Tenho uma princesa (desculpem-me a referência sexista) ainda demasiado pequena mas dou por mim a olhar para ela e a pensar (o que é que fui fazer... Tanta responsabilidade) nela, no que me aguarda e como é que vou conseguir incutir aquilo que acredito ser de valor e importante mas há que ter calma, respirar e como diz o ditado... Ao menino e ao borracho mete Deus a mão por baixo... :) O que concordo é que de um modo geral, desde a década de 90 depois de um período de acalmia a vida tornou-se demasiado rapida, instantânea, os empregos demasiado instáveis e encontrarmo-nos no meio de uma transição social em que a nossa formação e expectativas de vida enquanto crianças foram totalmente alteradas quando fizemos a transição para a vida adulta, da família e responsabilidades.
  • Alexandre Abreu
    20 jan, 2019 Aveiro 09:45
    Bem... Este rapaz, que se julga ser pai, tem tanta confusão de ideias que até me parece que não devia estar muito vem quando escreveu,...escrever (nem sei bem) aquilo. Afirmar que antigamente era mais fácil, só mesmo de quem não sabe do que fala, a diferença é que os pais sabiam dizer "não" sem ter que recorrer a psicoterapeutas, psicólogos e sei lá que mais..Não e pronto! E haviam birras, mas hoje chamam-se crianças hiperactivas, né....E a alimentação....ah pois..macrobiótica, vegans, vegetarianos e sei lá que mais....de que geração são? Palmadas dão remorsos para um ano? A sério? Os pais mandavam os filhos para a rua? Poupe-me...ia-se para a rua porque estavam lá os amigos para brincadeira e conversa olhos nos olhos! Ah..PS4, Xbox, Wii...tlm, whatsup..pois...O castigo de hoje é ficas sem o tlm um dia..ah castigo...pois..não se pode..os tais coachs de comportamento, psicoteraupeutas e sei lá que mais...A maior parte um chorrilho de asneiras... Ser pai é dificil...ponto...em 1930,1979,2010...2050
  • Laura Rodrigues
    19 jan, 2019 Barcelos 02:44
    Henrique, a noção de perfeição deve ser sempre criada por cada um de nós para o nosso caso particular. O que resulta para uns não vai funcionar para outros. A sociedade não tem o direito de nos impor regras (por vezes insanas) do que considera ser perfeito. Quem não nos ajuda a criar os nossos filhos (falo de “meter a mão na massa“) não tem direito a dar palpites. Ponto final. Tenho uma “escada cheia de vida” de 6, 3 e 1 anos. Tenho de os manter saudáveis (alimentados, higienizados, descansados...), educados e felizes. Como vou fazê-lo cabe-me a mim decidir a melhor forma, sem que destrua a minha própria sanidade. Quem faz o melhor que pode a mais não é obrigado. Por mais ilusões de controle que tenhamos da nossa vida, ela não passam disso mesmo, ilusões... Votos de muita Saúde e Coragem para si e para os seus!
  • Helena
    17 jan, 2019 Almeirim 23:33
    Muito bem Henrique. Certamente um dos melhores textos que li sobre um assunto, e tenho lido muitos... realmente é um tema que aflige muito os pais desta nossa geração... falamos demais nisto, na minha opinião, inquieta-nos demais... tento todos os dias simplificar o acto de ser mãe. Obrigada.
  • Elionora Cardoso San
    14 dez, 2018 Lisboa 12:03
    Henrique muito obrigada pelo texto. Revejo-me tanto nele... Foi uma boa lufada de ar fresco. E infelizmente é tão assim que me sinto também. Obrigada pela partilha de ideias, adorei. Bem haja e continue.
  • Natalia
    14 dez, 2018 Mafra 09:36
    É preciso deixar a vida seguir o seu curso, fazendo o melhor que sabemos, com essa consciência que eles, filhos, tb têm ser livres e cairem para e se levantarem. Doi a quem é pai, mas fa-los crescer. E qdo temos um filho, dois ou três(, como eu) , toda a ajuda é bem vinda, mas não podemos ter filhos a contar com ela. Ficaremos chateados, frustrados por verificar que estamos sozinhos com os nossos filhos. Mas, eles são nossos. Um projecto nosso! Eu, criança no meio de 7, reconheço este texto como a minha vida. Mas, nao posso passar à família o meu "fardo". Tenho sim q esperar ou pedir ajuda. E criar os meus com essa vontade de inter ajuda. É realmente difícil criar, educar, filhos. Mas, o resultado final é tão gratificante!
  • Sofia
    10 dez, 2018 13:44
    Turismo de festas, atividades, demasiada informação e outras dificuldades que nos demotivam de uma necessidade biológica
  • Miguel Neves
    07 dez, 2018 Sintra 15:30
    2/2 - Uma mãe: "Hoje não sei porque é que estão sempre muito preocupados com as opiniões dos outros, só se lhes pesa algo na consciência. Será porque estão sempre a contar o tempo que perdem com os filhos? Será porque é menos esse que têm para ir ao ginásio ou ao cinema ou a discoteca e assim sucessivamente. Aqui está uma grande diferença das gerações de há 30anos. E teria muito mais para dizer e perguntar, mas só gostava de sim, de lhe perguntar porque carga de água é que temos que agradecer a quem tem filhos? Porque das duas uma ou os têm para parecer bem (então por favor não os tenham) ou se os têm por amor e gosto não se queixem muito dos sacrifícios que tiverem que fazer."
  • Miguel Neves
    07 dez, 2018 Sintra 15:30
    1/2 Uma mãe: "Não sendo jornalista nem outra coisa qualquer apenas como mãe gostava de poder trocar algumas impressões. Primeiro começava por lhe perguntar para quê ir aos anos 60? ja nem os bisnetos se lembram. Vamos às gerações de 70,80,90. Nestas já as mães trabalhavam e não era no campo, e aqui sim, começaram as dificuldades, como a quem deixar os filhos e não haver dinheiro para creches e ect. O que julgo que era mesmo diferente é que os pais dessas décadas só tinham em mente sacrificar-se para que os seus filhos viessem a ter uma vida muito melhor. Na maior parte das vezes anulando-se, pois não havia dinheiro para tudo nem tempo, este era pouco para ganhar mais algum. Aqui começou uma parte do erro, os filhos destas gerações já vieram usufruir de um bem-estar para o qual não contribuiram com esforço. Mas nestes anos os pais queriam ser pais dos seus filhos e não amigos (entendendo amigos como comparsas de diversão, de entertenimento, de brincadeira, etc). Tinha que haver a diferença, se um pai dava um castigo ou uma surra não tinha que ficar com remorso desde que essa reprimenda fosse com justiça."