Emissão Renascença | Ouvir Online
Conversas Cruzadas
Programa sobre a atualidade que passa ao domingo, às 12h00.
A+ / A-
Arquivo
Conversas Cruzadas - O apelo de Marcelo para os media - 02/12/2018

Conversas Cruzadas

O desafio de Marcelo para salvar os media

02 dez, 2018


Nuno Garoupa, a partir da George Mason University (em Arlington, Virginia), Luís Aguiar-Conraria, professor da Universidade do Minho, e Nuno Botelho, jurista, presidente da Associação Comercial do Porto analisam os temas da semana.

Na cerimónia dos prémios Gazeta 2017, o Presidente da República disse existir uma “situação de emergência” nos meios nacionais que “já constitui um problema democrático e de regime”.

“A grande interrogação que tenho formulado a mim mesmo é a seguinte: até que ponto o Estado não tem a obrigação de intervir?”, questionou Marcelo Rebelo de Sousa.

O cenário do Estado ‘intervir’ e apoiar a comunicação social é um tema sempre desconfortável, mas, se como diz Marcelo, “a crise nos media é a crise da liberdade e da democracia” não deve o Estado assumir responsabilidades até que se encontre um novo modelo de negócio para reverter o cenário em que o digital transformou o sector? Agiu bem o presidente ao colocar o assunto na agenda?

Estas são questões a perseguir no Conversas Cruzadas, em que se olhará também para o OE 2019 a sair do Parlamento 100 milhões de euros mais pesado do que entrou e para a visita do Presidente chinês a Portugal, terça e quarta-feira. Xi Jiping chega a Lisboa num período de crescente desconfiança da União Europeia face aos interesses geoestratégicos de Pequim.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pompeu
    04 dez, 2018 lisboa 11:50
    A comunicação Ocidental salvo as raras excepeçoes comunica sempre as mesmas noticias sem variantes e no mesmo sentido anti-TRUMP e profundamente marxistas e variantes.Quebrando a espinha dorsal dos conceitos ideológicos da ONU DDD que provocou guerras mortes,afastamento das maiorias em relação aos partidos e a atual migração TRUMP,PUTIN,XI e Bolsonaro para o q conta é a economia e são conservadores, provocaram o caos nas esquerdas que se viram derrepente sem apoios internacionais de peso de qulauer tipo.Isto de todos serem de extrema direita desde que não sejam comunistas já mete nojo.Ontem decorreu funeral BUSH que foi transmitido na integra pela CNN e os outros???Muitos devem a sua liberdade á AMÈRICA e contudo querem destrui-la.Estes grandes HOMENS vao regularizar as trocas comerciais,o desenvolvimento tecnológico de forma equitativa e será o fim do arrivismo esquerdizante, durante um longo periodo de lado ,primeiro a carteira e depois veremos.
  • Guedes
    03 dez, 2018 Aveiro 19:34
    Observador ACP Universidade com doadores Libertarianos ( que curiosamente metem dinheiro numa uni ESTATAL, talk about nonsense ou talvez não...)=tudo do mesmo lado. Tudo a dizer o mesmo, uma seca. Carvalho da Silva devia ser comentador RESIDENTE, caso contrário este programa é um disco riscado=perca de tempo.
  • Rui
    02 dez, 2018 Beja 21:03
    A CP concessionada por linhas? Como no Reino Unido? Funciona bem que eu sei la' o caminho-de-ferro no Reino Unido...e a VINCI tem TODOS os aeroportos concessionados. Beja, ilhas e os outros 3.
  • Ricardina Lopez
    02 dez, 2018 Serpa 20:30
    Zero de contraditório, é só gente de direita, programa totalmente parcial.
  • Alia
    02 dez, 2018 lisboa 19:06
    Os midia dizem todos o mesmo salvo raras excepçoes obedecem á voz dos donos e a um pensamento único que TRUMP pôs em causa .A era trump será seguida por qualquer presidente que lhe suceda.Qdo no atual contexto os EUA se não acordassem o ocidente e asia estariam nas mãos dos chineses em poucos anos..Interesses estratégicos na asia ,ocidente e africa já estão nas mãos do governo chinês.