Emissão Renascença | Ouvir Online
Euranet
Revista de Imprensa Europeia
A+ / A-
Arquivo
Revista de Imprensa de temas europeus (12(12/2016)

revista de imprensa

Portugal vai contestar quotas de pesca

12 dez, 2016


Dois dias de reunião dos ministros responsáveis pelas pescas dos “28” deverão resultar num “bater do pé” por parte de Portugal. Na imprensa desta manhã fala-se também de paraísos fiscais e de acordos de repatriamento.

Hoje é o primeiro de dois dias de reunião dos ministros das pescas da União Europeia para decidir os totais admissíveis de captura e o “ Jornal de Notícias” revela que Portugal vai a Bruxelas contestar a redução das quotas, nomeadamente da pescada e do areeiro, duas espécies importantes para o sector nacional das pescas.

No “Diário de Notícias”, a União Europeia apresenta hoje em Bruxelas o primeiro acordo de repatriamento com um país africano. O jornal explica que o acordo União Europeia-Mali prevê medidas de promoção do emprego jovem, reforço das capacidades das forças de segurança e aprofundamento da cooperação com os países vizinhos. O objectivo desta estratégia é, no fundo, contrariar as causas mais profundas da imigração irregular e favorecer o regresso dos migrantes malianos que chegam à Europa. O número é bastante significativo. Em 2014, partiram do Mali cerca de 13 mil requerentes de asilo que se somam a mais 8.400 no ano passado, dados do Eurostat. E porque o Mali não é caso único, a UE está a negociar acordos deste tipo com outros países africanos, designadamente a Etiópia, o Níger, a Nigéria e o Senegal.

Viramos a página para o holandês “NL Times” que revela que a Holanda é o maior paraíso fiscal da União Europeia e o terceiro maior em todo o mundo. A lista elaborada pela Oxfam, uma organização não governamental sedeada no Reino Unido, é liderada pelas Bermudas e pelas Ilhas Caimão. São, como sabemos, destinos bem mais conhecidos e bem mais apetecíveis para as grandes fortunas que tentam escaper aos impostos.

Na opinião, há dois assuntos a dominar as páginas dos jornais desta segunda-feira. No jornal “i”, Feliciano Barreiras Duarte fala da “Grécia, a Europa e os refugiados”. O artigo começa com uma citação de Alexis Tsipras. O Primeiro-ministro da Grécia considera que “a Europa é um sonâmbulo a caminhar para o precipício”. Ora Feliciano Barreiras Duarte, antigo secretário de estado do PSD, diz que nunca pensou que alguma vez iria concordar com Tsipras mas ficou agradavelmente surpreendido com a proposta do chefe do governo de Atenas que pede sanções para os estados-membros da UE que recusem receber refugiados.

E, a fechar, um aviso de Wolfgang Munchau. O editor do “Financial Times” considera que “A Itália representa uma enorme ameaça para o euro e para a União”. Munchau deixa esse alerta, à atenção de Bruxelas e toda a Europa: “um dia, a Itália será governada por um partido a favor da retirada da moeda única”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.