Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Internet Poluidora - 20/11/2018

O Mundo em Três Dimensões

Duas pesquisas no Google geram o mesmo CO2 que uma cafeteira a ferver

20 nov, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (sonorização)


A nossa presença no universo digital é tudo menos inócua em matéria ambiental. É responsável por 2% das emissões globais de gases com efeito de estufa, o mesmo que a industria da aviação civil.

Se vir mais um episódio da sua série preferida no Netflix, se ler mais um artigo na nova aplicação da rádio ou se fizer mais uma pesquisa no motor de busca mais utilizado em todo o mundo, certamente não faz uma ligação direta entre estas ações concretas e a poluição da atmosfera. Na verdade, não é lá muito óbvio que estes hábitos tão banais contribuam para as emissões de gases com efeito de estufa.

Vamos a contas: as minhas pesquisas diárias no Google geram sete gramas de dióxido de carbono. O mesmo que emite para aquecer metade da água para fazer uma chávena de café solúvel.

10 minutos de um vídeo no YouTube emite um grama de CO2. Um ano de Facebook, 269 gramas por utilizador. E o uso do Gmail produz mais de um quilo de dióxido de carbono, por utilizador, por ano.

Parece pouco, mas o mundo tem 7,6 biliões de habitantes. E desses, 55% têm acesso a este mundo extraordinário da tecnologia. No futuro vão ser mais, o que significa mais emissões de CO2 com origem nas pesquisas da internet.

Não estamos sozinhos no mundo. E somos apenas 10,3 milhões habitantes no nosso cantinho à beira mar plantado, ou seja, uma em 700 partes da população global. Já dá para perceber como é que as nossas pesquisas na internet - aparentemente inofensivas - estão a degradar a qualidade do ar que respiramos? Ou, como se pode ler num título do jornal "The Guardian", como é que os gatinhos fofinhos do YouTube contribuem para o aquecimento global?

Atualmente, 2% das emissões globais de gases com efeito de estufa são da responsabilidade dos centros de dados das plataformas digitais, que são supercomputadores que precisam de eletricidade, muita dela gerada a partir de fontes de energia fóssil. E também precisam de muita energia, elétrica, para arrefecer.

O site da Google é o mais visitado em todo o mundo: mais de cinco mil milhões de pesquisas por dia. 1GB de informação corresponde a 13kWh, ou sete quilos de dióxido de carbono emitidos para a atmosfera. É a mesma pegada ecológica da aviação.

O gigante das redes sociais, o Facebook, tem uma das suas centrais a funcionar no norte da Suécia, onde o clima é mais fresco, principalmente nesta altura do ano. Ou seja, já dá para poupar na fatura do arrefecimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • m fer
    14 dez, 2018 14:50
    fonte desta noticia...
  • José Alves Dias
    23 nov, 2018 Brasília 16:46
    Seria importante esclarecer qual é a fonte desse CO2. Seria devido a alguma emissão do dispositivo eletrônico? Por que ocorre essa emissão? Não deve ser pelo simples fato de respirar!