Emissão Renascença | Ouvir Online
O Mundo em Três Dimensões
Números que contam histórias de segunda a sexta-feira (05h40, 17h50 e 21h05).
A+ / A-
Arquivo
O Mundo em Três Dimensões - Memória - 18/10/18

O Mundo em Três Dimensões

Quanto tempo dura uma memória?

18 out, 2018 • André Rodrigues , Paulo Teixeira (Sonorização)


Há coisas que não se esquecem, outras de que mal nos lembramos e outras que nem sequer gostaríamos de lembrar. Melhor seria que, às vezes tivéssemos memória de peixe. Mas, afinal, quanto tempo dura a memória de um peixe?

Quanto tempo dura uma memória? Ninguém sabe ao certo. O que sabemos é que se alguém nos ditar um número de telemóvel, essa informação pode apagar-se passados poucos segundos.

São os domínios da memória de curta duração, onde não convém incluir - por exemplo - 'onde é que eu estacionei o carro no centro comercial?' ou 'em que dia é que a minha mulher ou os meus filhos fazem anos?'

Mais vale esquecer-se do seu próprio aniversário, caso contrário ainda lhe põem as malas à porta e corre o risco de lhe dizerem num tom acintoso que tem 'memória de peixe'.

Convencionou-se que, em geral, os peixes têm uma capacidade de memória de apenas 2 segundos. Só que uma equipa de investigadores canadianos decidiu verificar se era mesmo assim e conseguiu demonstrar que isso está longe da realidade.

Na verdade, um peixe pode lembrar-se de um determinado contexto e fazer associações de memória pelo menos até 12 dias depois de um determinado evento.

Nesta experiência, cada peixe foi treinado para entrar numa determinada zona do aquário para receber uma recompensa em comida. Cada sessão durou cerca de 20 minutos.

Após três dias de treino, os peixes descansaram 12 dias. Depois, retomaram os treinos exatamente com a mesma sequência de acontecimentos e com sucesso. Ou seja, memória de peixe que dura 2 segundos é um mito.

E dois segundos é tão pouco tempo. Corresponde a um sexto do tempo do primeiro voo bem sucedido de uma aeronave. Aconteceu a 17 de dezembro de 1903. Orville Wright percorreu 37 metros em voo horizontal durante 12 segundos.

Por dois segundos, Assunção Cristas já não pôde responder ao primeiro-ministro no último debate quinzenal. Já não tinha tempo. O seu líder parlamentar contestou mas o que poderia a líder do CDS dizer em dois segundos?

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.