Emissão Renascença | Ouvir Online
João Ferreira do Amaral
Opinião de João Ferreira do Amaral
A+ / A-

​Debate necessário, mas difícil

21 set, 2018 • Opinião de João Ferreira do Amaral


A situação europeia - toda a gente, penso estará de acordo - exige um larguíssimo debate de modo a encontrar um caminho de saída para o lamaçal em que a União está atascada.

O paradoxo é que se torna muito difícil ter hoje esse debate. E, curiosamente não por culpa dos chamados populistas. Pelo contrário, são os meios europeístas/federalistas que têm tornado esse debate até agora, inviável. Basicamente por três razões:

- Em primeiro lugar, entendem que o a União Europeia tem sido um êxito extraordinário e que se alguma alteração tem que ser feita é no sentido de a tornar ainda mais centralista. Ou seja, nada há a mudar verdadeiramente. O problema é que a opinião pública, em especial dos países menos competitivos, sabe perfeitamente que a Europa pós-Maastricht está longe de ser uma mar de rosas e crescentemente vai descobrindo que o principal problema tem sido justamente o agravamento do centralismo que os federalistas têm induzido. Claro que o facto dos meios federalistas se misturarem muitas vezes com entidades que têm interesse directo nos rendimentos que o orçamento comunitário espalha tem muito a ver com esta atitude acrítica em relação à União.

- Em segundo lugar, o federalismo continua entretido em propor grandes projectos de instituições europeias feitas a régua e esquadro (pecha que já vem de trás, do fiasco que foi a abortada constituição europeia) como se o problema da Europa não fosse uma nua e crua luta pelo poder entre estados historicamente sedimentados, em que os mais poderosos usam o federalismo como forma de dominar os estados menos poderosos ou mais periféricos. Nunca na História uma integração política de um espaço, seja através dum império seja através de uma federação deixou de ser uma forma de beneficiar o centro económico em prejuízo das periferias. Domar esta luta pelo poder e proteger as periferias, que deve ser o nosso principal objectivo, não se compadece com modelos federalistas que escondem, afinal, um brutal centralismo.

- Finalmente, não contribui nada para o debate esta ideia que o federalismo propaga que todos os que não são federalistas são populistas. Felizmente, esta táctica política, que tem antecedentes pouco recomendáveis, não convence ninguém. Porque não é difícil de constatar que é o combustível centralista, fornecido pelo federalismo, que alimenta, embora involuntariamente, o populismo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • FERNANDO MACHADO
    24 set, 2018 PORTO 17:23
    EXACTAMENTE COMO DIZ E NADA MAIS A ACRESCENTAR. PARABÉNS PELO ARTIGO.