Emissão Renascença | Ouvir Online
Francisco Assis-João Taborda da Gama
Um eurodeputado e um professor universitário (especialista em direito fiscal) a viver em Lisboa olham para os principais temas da atualidade. Às terças e quintas, às 9h15
A+ / A-
Arquivo
Debate Francisco Assis e João Taborda da Gama - 07/06/2018

Francisco Assis/João Taborda da Gama

“Ninguém é contra o SNS”. Saúde e política em debate

07 jun, 2018


Francisco Assis desmente na Renascença a notícia de que teria sido convidado para integrar a comissão política do PS. A reforma do Serviço Nacional de Saúde e o novo Governo espanhol foram os temas em análise.

“Ninguém é contra o Serviço Nacional de Saúde, ninguém é contra o investimento no SNS, ninguém é contra as metas que se procura atingir na qualidade de vida dos portugueses”, defende João Taborda da Gama.

Esta quinta-feira, juntam-se em Lisboa 90 organizações ligadas ao setor para debater os problemas associados.

As divergências que existem são em relação ao modelo de financiamento, defende o comentador, acrescentando que “Portugal tem dos menores gastos em saúde” e “foi dos que mais cortou durante a crise”.

Mas era bom que houvesse um pacto para a saúde, sem cometer os mesmos erros do pacto para a justiça, defende.

Francisco Assis recorda que a qualquer reforma do Serviço Nacional de Saúde tem de ter em consideração também o setor privado, que tem crescido muito em Portugal, e sublinha que “o crescimento das despesas com saúde é tendencialmente muito elevado e muito superior ao crescimento da economia”.

Outro tema em cima da mesa é a mudança de Governo em Espanha – um executivo onde as mulheres estão em clara maioria. Mas o que verdadeiramente surpreendeu Francisco Assis “foi a qualidade do Governo, que dá sinais muito importantes, nomeadamente ao nível europeu”.

Logo no início do debate, o eurodeputado socialista desmente a notícia avançada pelo "i", de que teria recusado o convite para integrar a comissão política do PS. "Não houve nenhum convite e, como tal, também não houve qualquer recusa", garante.

Na opinião de Francisco Assis, a confusão poderá ter surgido do facto de ter manifestado no congresso o seu "apreço pessoal e até político pela forma como o primeiro-ministro tem agido, "embora também tenha manifestado a minha reiterada discordância com esta solução parlamentar. Mas como houve da minha parte uma apreciação positiva do Dr. António Costa, talvez isso tenha dado azo a esse equívoco, mas nunca se colocou a questão de eu integrar os órgãos nacionais do Partido Socialista".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.