Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

00h - 01h

Virtutis Disciplus

27/12/2017


Como o português deveria ser… racionalmente

Conversa QB - Virtutis Disciplus - 27/12/2017

“Nós dizemos vinte e um, trinta e um e por aí fora. É racional.
Há muitos anos alguém preferiu dizer, em vez de dez e um, um e dez. Deturpando o latim ficou onze. O mesmo com o doze, treze, catorze e quinze. Não é racional, não é lógico.
E o que dizer do quinhentos? É absurdo. O que é um “nhento”? Então temos quatrocentos e seiscentos… porque não temos cincocentos”?

Virtutis Disciplus

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ana Fermoselle
    09 fev, 2018 Porto Salvo 13:24
    Exactamente. A evolução das línguas não deveria passar pela sua adulteração. Ao contrário, por ser património cultural imaterial dos povos, cada vez mais devería ser defendida e preservada na sua original forma. Precisamos de mais Discípulos da Virtude!