Siga-nos no Whatsapp
João Duque n´As Três da Manhã
Terças e quintas-feiras, às 9h20, n'As Três da Manhã
A+ / A-
Arquivo
Descida do IRC."Se o Governo quer apenas baixar a taxa estatutária estamos a fazer apenas maquilhagem"
Sessão de apresentação do pacote de 60 medidas para a economia. Foto: José Coelho/Lusa

João Duque

Descida do IRC. "Se o Governo baixar a taxa estatutária estamos a fazer apenas maquilhagem"

18 jul, 2024 • Jaime Dantas


Comentador Renascença defende que seja feita uma descida universal para resolver o "problema de dimensão do tecido empresarial" do país.

João Duque considera que a descida do IRC anunciada pelo Governo - e que esteve em foco no debate do Estado da Nação - pode tratar-se "apenas maquilhagem" se consistir na redução da taxa estatutária. "porque na prática as empresas pagariam o mesmo".

Isto porque, apesar da taxa estatutária em Portugal ser uma das maiores da Europa, existem mecanismos "que fazem baixar a taxa da estatutária anunciada para a efetiva" que teriam que ser cortados para possibilitar a descida da taxa principal, considera o comentador da Renascença.

Por este motivo, Duque defende que "se o Governo quer ir um bocadinho mais longe, estamos a falar de facto de uma forma universal de baixar a todos, particularmente as mais pequenas".

O também professor universitário lembra que o país tem "um problema de dimensão do tecido empresarial", sendo a maioria das empresas portuguesas de média ou pequena dimensão. Por este motivo sublinha que na realidade "estamos a falar de aumento da remuneração do trabalho".

"Uma pequena empresa que tenha um empresário a trabalhar lá, muitas vezes faz descontos sobre salários mínimos, e depois o lucro acaba por ser a remuneração do trabalho dele", explica.

No final do comentário, João Duque criticou a proposta apresentada pelo PS, que prevê reduções direcionadas a setores de atividade centrais para a economia, exemplificando com uma transposição da proposta ao IRS.

"Imagina-se que baixávamos o IRS para aqueles que trabalhavam na área digital, porque é muito importante o digital. Isso seria muito interessante, não é? E depois todos dizíamos que trabalhávamos com computadores", ironiza.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.