|

 Casos Ativos

 Internados

 Recuperados

 Mortes


Renascença Ouve +
A+ / A-

Segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Elisabete Costa


Boa Noite - 28/09/2020
Boa Noite - 28/09/2020

Sempre me ensinaram que um sorriso sincero chega até aos olhos!
Quem sorri de verdade, não sorri só com os lábios, deixa que a emoção suba até ao olhar.
Nos últimos meses, marcados pela pandemia, tive de me deslocar por diversas vezes ao hospital, para acompanhar um familiar… cruzei-me com médicos, enfermeiros, auxiliares…
Não posso dizer que, se os visse agora, na rua, os reconheceria de alguma forma. Neste momento, nunca vemos mais do que os olhos, em alguém que trabalha na área da saúde.
As diversas camadas de roupa, a viseira, a máscara, as luvas, transforma-os em personagens de um filme um pouco assustador.
No entanto, durante as minhas inúmeras idas e vindas ao hospital nunca senti a distância social… porque o sorriso ia sempre para além da máscara!
Nos dias mais negros, quando as notícias eram mais difíceis, surgia sempre um sorriso que consolava e dizia que, de alguma forma, iria superar aqueles momentos.
A última vez que fui ao hospital, a enfermeira fez questão de me acompanhar até ao elevador. Numa voz muito suave, com um sorriso nos olhos, insistiu que não me preocupasse, “não, não está a incomodar… vá para casa descansar, que nós cuidamos de quem cá fica”.
Agradeci as palavras e, sobretudo o sorriso. Aquele sorriso sincero que ia muito para além dos lábios… e que faz toda a diferença.
Para mim fez. Rezo todos os dias, por todos cuja missão é acolher e cuidar, com um sorriso que vai muito para além dos lábios e transparece no olhar.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.