48k
Rubrica sobre tecnologia com a jornalista Cristina Nascimento para ouvir quinta-feira, às 13h, e sábado às 7h40.
A+ / A-
Arquivo
Evitar os efeitos de beber álcool a mais? Poderá ser possível com um gel

48k

Evitar os efeitos de beber álcool a mais? Poderá ser possível com um gel

18 mai, 2024 • Cristina Nascimento , André Peralta (sonorização)


Investigação científica está a decorrer na Suíça, mas ainda não está disponível para os consumidores humanos.

É uma investigação científica que está a decorrer na Suíça, no Instituto Federal de Tecnologia de Zurique. Um grupo de investigadores desenvolveu um gel composto por proteínas de soro de leite que promete fazer desaparecer em grande parte o álcool nos intestinos, antes de chegar à corrente sanguínea.

O gel está a ser testado em ratos e os primeiros exames apontam para uma proteção da maioria dos órgãos, entre os quais o fígado, contra as consequências negativas do álcool.

Segundo os investigadores, este gel terá de ser tomado antes do consumo de álcool ou, no limite, já durante o consumo, mas só até certa altura, pois o gel só funciona enquanto o álcool estiver no sistema digestivo e, nessa fase, ainda se consegue evitar as consequência do consumo de álcool, entre as quais a embriaguez e a ressaca.

Se o gel for tomado numa altura em que o álcool já chegou ao sangue, já não vai fazer efeito nenhum.

O instituto suíço diz que ainda são precisos mais testes para validar este gel, mas mostram-se otimistas que a médio prazo estará disponível junto dos consumidores. Os cientistas lembram ainda que, apesar do gel poder ser uma ajuda para diminuir os problemas de saúde causados pelo álcool, o melhor é mesmo evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.