A+ / A-

Covid-19. Cerca de 3.500 voluntários abandonam organização dos Jogos Olímpicos

07 jun, 2021 - 09:57 • Redação com Lusa

A situação pandémica no Japão, com Tóquio e outras cidades em estado de emergência, tem motivado protestos contra a realização dos Jogos Olímpicos no Japão.

A+ / A-

Cerca de 3.500 voluntários para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Tóquio 2020 renunciaram, depois de 10 mil terem anunciado a saída no início do mês.

Entre as razões para as demissões estão a preocupação dos voluntários em serem infetados com o novo coronavírus durante a celebração do evento no meio da pandemia da Covid-19, numa altura em que Tóquio e outros municípios permanecem em estado de emergência.

A redução dos voluntários é mais um obstáculo para a realização dos próximos Jogos de Tóquio, depois de terem sido adiados por um ano devido à pandemia, aos quais se acrescenta a logística para implementar as medidas antivírus e assegurar o pessoal de saúde necessário.

Os números da pandemia no Japão têm a vindo a decrescer nas últimas semanas, depois de terem atingido um pico em meados de maio.

De acordo com os dados recolhidos este fim de semana pela emissora pública japonesa NHK, estes 3.500 fizeram parte dos 40 mil voluntários que as autoridades municipais de todo o país recrutaram para servirem de guias durante a celebração do evento desportivo nas estações de comboios, aeroportos ou pontos de interesse e fornecer informações turísticas ou logísticas aos espetadores e visitantes.

À partida destes voluntários junta-se as saídas anunciadas no início deste mês de pelo menos 10 mil dos 80 mil voluntários recrutados pelos organizadores de Tóquio 2020 para realizar outras tarefas de apoio com atletas e espetadores em competições durante as Olimpíadas.

O número de demissões entre os voluntários dos municípios poderá ser maior, já que se aguardam os dados de Tóquio, que não forneceu informações sobre o assunto.

Os Jogos Olímpicos começam a 23 de julho e prolongam-se até 23 de agosto, no Japão.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Anónimo
    07 jun, 2021 Lisboa 10:00
    "Voluntários" num evento com fins lucrativos. No meu tempo chamava-se-lhe escravatura.

Destaques V+