Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Portugal poderá estar na rota de destroços de foguetão chinês

29 jul, 2022 - 17:01 • Redação

Foguetão Long March 5B foi lançado no domingo passado, e cairá entre o próximo sábado e domingo. Especialistas preocupados com a sua "re-entrada descontrolada na Terra".

A+ / A-

Portugal é um dos países na possível rota do foguetão chinês que está de regresso à Terra de forma descontrolada, indica a Agência Europeia de Segurança para a Aviação (EASA).

A reentrada do Long March 5B na atmosfera terrestre acontecerá "de uma maneira descontrolada entre 30 e 31 de julho", ou seja, sábado ou domingo, adianta a EASA, em comunicado.

O foguetão chinês Long March 5B foi lançado no domingo passado, para realizar uma missão de transporte do laboratório espacial Wantian.

As autoridades internacionais ficaram preocupadas com a falta de informação relativa à data da descida, assim como ao local em que irá cair o lixo espacial.

O foguetão pesava 23 toneladas quando foi lançado (incluindo o peso do laboratório Wantian), o que significa que cerca de "17 a 22 toneladas" retornarão à Terra, explica a EASA.

Mesmo que a maioria dos destroços seja obliterada durante a descida, não deixa de ser "um dos maiores pedaços de detrito espacial a reentrar na atmosfera, nos últimos anos", lê-se no comunicado.

"Como se trata de uma reentrada descontrolada, é difícil, nesta altura, prever a trajetória exata dos detritos e em que zonas da Terra cairão", alerta a agência europeia. No entanto, é possível prever uma variedade de possíveis trajetórias, e Portugal faz parte delas.

As áreas que poderão ser afetadas na Europa são: Bulgária, França, Grécia, Itália, Malta, Portugal e Espanha, segundo a Agência Europeia de Segurança para a Aviação.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+