Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Parlamento

Pedido levantamento de imunidade parlamentar de André Ventura

03 mai, 2021 - 23:01 • Eunice Lourenço

Caso de um jantar-comício em Braga durante a campanha presidencial motiva pedido do Ministério Público.

A+ / A-

O Chega confirma que deu entrada no Parlamento um pedido de levantamento da imunidade parlamentar do líder do partido e deputado, André Ventura. O pedido está relacionado com acontecimentos em Braga durante a campanha para as eleições presidenciais de 24 de janeiro, e o partido já respondeu à Renascença que Ventura concorda com levantamento da imunidade.

O pedido de levantamento feito pelo Ministério Público foi inicialmente noticiado pela TVI. A mesma notícia dá conta que está em causa um crime de desobediência.

O levantamento da imunidade é pedido para que Ventura possa ser constituído arguido e ser interrogado por causa de um jantar comício que realizou em Braga e onde estariam presentes 170 pessoas num recinto fechado e sem condições de distanciamento.

Esse jantar-comício teve um também episódios de tensão com jornalistas, cuja entrada na sala foi demorada. "Os nossos adversários estão lá fora, mas alguns estão cá dentro...", disse, numa breve intervenção, o diretor de campanha, Rui Paulo Sousa, motivando, ao que foi relatado na altura, gestos ameaçadores na direção da zona da sala onde estava a comunicação social.

A Comissão da Carteira Profissional dos Jornalistas anunciou, logo em janeiro, que iria averiguar esses acontecimentos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Cidadao
    05 mai, 2021 Lisboa 10:47
    O Chega! é apenas um fenómeno de capitalização das múltiplas tensões que lavram na Sociedade Portuguesa. Podemos não vir para a rua partir a mobília, mas a Sociedade Portuguesa vive crispada de Tensões e ressentimentos, seja contra a classe política, seja contra minorias, seja contra ... Mal ou bem, a população culpa as minorias pelos salários baixos, esgotamento da Segurança social, certos oportunismos, etc. O Chega! explora e capitaliza isso como ninguém. A classe politica transformou a Democracia numa Partidocracia em circuito fechado onde aos cidadãos só é pedido o voto de 4 em 4 anos e o "fechar a boca e resignar-se" entre esses 4 anos. Até aqui o pessoal tem respondido com abstenção cada vez mais alta. Mas já perceberam que isso não abala os partidos: a claque partidária vota sempre e à abstenção não correspondem cadeiras vazias no parlamento, pelo que os partidos estão-se nas tintas, embora digam que não. O Chega! vem tentar mostrar que está fora desse complot e o pessoal, até ver, acredita. É óbvio que o Chega! vai ter grandes votações, até porque os partidos tradicionais em vez de emendarem a mão, persistem nos mesmo erros à espera duma mais que improvável "ilegalização"
  • Viva o Chega!
    05 mai, 2021 Força, André! 09:22
    A escumalha estabelecida está à rasca com o aparecimento e o fortalecimento diário do Chega! É por isso que tentam calá-lo e destruí-lo, mas o único resultado foi o numero de votantes no Chega! ter ultrapassado os 500 000, que em Legislativas corresponde a 22 deputados. É isso que está a tirar-lhes o sono. Força, Chega!, força André. Foram a pedrada no charco deste pântano de interesses e de compadres e comadres instalados
  • Anónimo
    04 mai, 2021 Lisboa 10:32
    A escumalha que aqui comenta defende um CRIMINOSO. Do que está à espera a PJ para investigar quem são esses comentadores? Se defendem um criminoso que organizou comícios enquanto o Covid mais de 100 pessoas por dia, é bastante possível que tenham igual desrespeito pela lei! Prisão para André Ventura! Prisão para a escumalha das caixas de comentários! Não merecem ser apelidados de humanos!
  • Força, André!
    04 mai, 2021 Viva o Chega! 09:39
    Fazem o que podem para destruir o Chega! e calar André Ventura, mas só nos tornam mais fortes. Força, André!
  • Atento
    04 mai, 2021 Leça da Palmeira, Matosinhos 07:59
    ... a ESQUERDALHA muito agitada e cheia de medo do André Ventura ... é absolutamente inacreditável ...
  • Maria Oliveira
    03 mai, 2021 Lisboa 22:09
    Quanto mais o perseguirem, mais força lhe dão. Fará papel de vítima...

Destaques V+