Emissão Renascença | Ouvir Online
Henrique Raposo
Opinião de Henrique Raposo
A+ / A-

Nem ateu nem fariseu

Se a comunidade gay decide o que pode ser dito sobre gays, a Igreja Católica decide o que pode ser dito sobre católicos?

19 mar, 2021 • Opinião de Henrique Raposo


Eu, como católico, oiço piada anti-católicas todos os dias; tenho de viver numa cultura que goza todos os dias aquilo que tenho de mais íntimo, a minha fé; tenho de criar um escudo de ironia e auto-ironia para lidar com essa paródia, mas, ao meu lado, um “gay” ou um “negro” já tem o direito sagrado de não ouvir piadas que considera ofensivas? Que igualdade é esta?

Vamos imaginar um cenário em que a igreja católica tem o poder para decidir aquilo que a sociedade (isto é, pensadores, escritores, humoristas) pode ou não dizer sobre o catolicismo e a fé; vamos imaginar um cenário em que, através da invocação do direito a não ser "ofendido" com perguntas, críticas e piadas, os cristãos sentem que podem proibir livros, despedir artistas, lançar um anátema de censura e auto-censura sobre tudo o que se diz sobre o cristianismo, que passa a ser assim um totem sagrado acima de qualquer crítica ou piada; vamos imaginar que os cristãos conseguem isto, vamos imaginar que dezenas ou mesmo centenas de autores e actores são despedidos e que dezenas ou centenas de livros, discos e filmes entram num index.

Não, não estou a falar de certos períodos do passado em que os católicos tiveram mesmo este poder. Estou a falar do presente. Sim, do presente. Troquem, por favor, a palavra “católico” pela palavra “gay” ou “negro” e ficam com um retrato do clima de censura que está no ar em 2021. Quando um tradutor branco tem de se demitir porque as brigadas do politicamente correcto não admitem que um poema escrito por uma negra seja traduzido por um homem branco, nós já estamos num lodo nacionalista. Sim, nacionalista. O politicamente correto aplica às minorias a lógica sectária e tribal que os nacionalistas aplicam à nação como um todo. A extrema-esquerda deste politicamente correto e o nacionalismo de extrema-direita negam em igual medida a humanidade partilhada de todos os homens. Em 1930, um nacionalista alemão dizia que só um alemão podia compreender um alemão. Em 2021, os ideólogos do politicamente correto também dizem que só um negro pode compreender um negro.

Neste quadro mental, assume-se - de forma errada - que os limites daquilo que pode ser dito sobre gays são determinados pela própria “comunidade gay”, por exemplo. É um absurdo. Se defendesse que os limites do discurso público sobre o catolicismo só podiam ser determinados pela própria igreja católica, eu seria acusado (e bem) de “ultramontano”, “inimigo da liberdade”, “reaccionário”, etcétera. Mas então porque é que aqueles que dizem que os limites do discurso público sobre gays devem ser determinados pela própria “comunidade gay” são de imediato considerados como “tolerantes” e defensores da “justiça social”? Que absurdo é este? Ninguém tem o direito de ficar acima da crítica e da piada que considera ofensiva. Por esta lógica, os biógrafos bons, aqueles que irritam os biografados, são uma impossibilidade.

Eu, como católico, oiço piada anti-católicas todos os dias; tenho de viver numa cultura que goza todos os dias aquilo que tenho de mais íntimo, a minha fé; tenho de criar um escudo de ironia e auto-ironia para lidar com essa paródia, mas, ao meu lado, um “gay” ou um “negro” já tem o direito sagrado de não ouvir piadas que considera ofensivas? Que igualdade é esta? O princípio do politicamente correto, o direito a não ser “ofendido”, é a maior ameaça à liberdade da literatura, do pensamento, do humor. É uma ameaça superior ao trumpismo, porque tem boa imprensa, porque não é atacada com a veemência que se exige.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Padre Costa Leite
    20 mar, 2023 Aveiro 13:17
    A verdade não tem somente um ponto de vista como tantos querem ao seu jeito e conveniência. Estamos, na Igreja, a ter falta de coragem e de frontalidade.
  • Luis
    29 jul, 2021 Lisboa 19:23
    Ainda não entendeu que um cristão pode passar sê-lo ou abjurar a fé quando quiser. É como ser do Benfica; é raro mas acontece. Agora ser gay ou negro faz parte daquilo que somos ao nascer e que levamos para o leito de morte. Gozar com isso é ridicularizar alguém por um aspecto da sua identidade que, além de imutável, é involuntário. Algo diferente, portanto.
  • Luis
    29 jul, 2021 Lisboa 19:19
    Fantástico. Não percebe mesmo. E continua com aqueles fantasmas bolorentos das "brigadas do politicamente correcto" e quejandos. Além de ignorar o sentido de "ultramontano”.
  • Anónimo
    14 mai, 2021 Lisboa 11:02
    "Comunidade gay"? Mas o senhor Henrique Raposo conhece algum homossexual? Ou se conhece deve ser um daqueles "masculinos", "discretos" ou "sigilosos". E antes que me acusem de difamação, digo desde já que não há NADA DE ERRADO em ser homossexual.
  • Joaquim Santos
    23 mar, 2021 Tojal 14:47
    O Henrique está a dizer "OLHO POR OLHO DENTE POR DENTE" Jesus disse "Dá a face esquerda a quem te bate na face direita". Porém nada disto está presentemente em causa, apenas eles: dizem, apregoam e praticam uma doutrina oposta à doutrina Cristã, e para dar asas às suas fantasias diabólicas, para que não belisquem suas consciências, pretendem matar toda a ideia de Deus, nas suas e nas nossas consciências. Esta é a luta entre Deus e o Mal. Fiquei contente em ler este artigo do H. sempre o critiquei duramente nos seus comentários. Pois eles têm um pouco desta vertente, que quer por tudo matar o pouco Deus que Há nos seus leitores. Espero que estas ofensas, reconhecidas pelo H. sejam Deus a escrever Direito por linhas tortas. Os portugueses ainda não acordaram, para esta realidade que cerca a humanidade crente. É bom criarmos redes de opinião e esclarecimento, nos meios alternativos, quando os meios tradicionais estão mais pelo lado da mentira que da verdade. O mesmo se aplica à Igreja Católica Portuguesa, que de católico já tem pouco. Recordo o Apocalipse “ um terço das estrelas será arrebatada pelo dragão” aqui as estrelas são os bispos.
  • Desabafo Assim
    22 mar, 2021 Porto 19:23
    Não tem de responder a quem se quere afirmar utilizando o seu nome, bem haja.
  • Daniela
    22 mar, 2021 Aveiro 17:13
    Coitado...Vá mas é rezar um terço e duas avé-marias que isso passa-lhe
  • Simão Boatarde
    19 mar, 2021 Cabeça Boa 13:50
    Piadas anti-cristãs é a sopa do dia
  • Luiz contente
    19 mar, 2021 Fortaleza Brasil 12:58
    Parabéns Você é muito oportuno Gostei
  • Ivo Pestana
    19 mar, 2021 Madeira 12:33
    Sr. Henrique, os Cristãos têm de meditar sobre as Bem Aventuranças e logo todas as ofensas transformam-se em ganhos e temos de perdoar, não esqueça das vezes, 70x7. Logo deixe andar, os maldizentes que se convertam enquanto é tempo, isto é, nesta vida. Depois, Deus é que sabe. Saúde para todos. Para os não crentes, um desejo, sejam felizes e respeitem.