A+ / A-

Manuel Machado vai aplicar ao Sporting fórmula vencedora no combate ao 3-4-3

30 abr, 2021 - 13:40 • Redação

Sábado há duelo entre primeiro e último classificados do campeonato. Sporting ainda não perdeu na Liga, mas o Nacional não entra derrotado em Alvalade.

A+ / A-

O treinador do Nacional da Madeira preparou o jogo com o Sporting, aproveitando o plano usado para derrotar o Vitória de Guimarães, na última jornada.

As duas equipas, de Rúben Amorim e Bino, jogam no mesmo sistema - 3-4-3 - e Manuel Machado pretende aplicar em Alvalade a fórmula que deu resultado frente aos minhotos.

"O Sporting joga no sistema que o Vitória de Guimarães, do Bino, jogou aqui na semana passada. Preparámos o jogo do Sporting de forma semelhante, dando atenção a individualidades e algumas dinâmicas diferentes", explica o treinador, com esperança em obter desfecho idêntico.

O Nacional bateu o Vitória de Guimarães (1-0), no primeiro triunfo de Manuel Machado, que sucedeu a Luís Freire, após 10 derrotas consecutivas do clube.

Jogar da mesma forma não significa, no entanto, que o resultado seja o mesmo e, tendo em conta a diferença entre as equipas, é necessário o Nacional "estar num dia muito e o Sporting num dia menos bom".

"É um jogo de grau de dificuldade muitíssimo elevado. Sporting é uma equipa muito competente e com um rendimento diferenciador de todas as outras", acrescenta.

Pressão igual, mas de teor diferente.

O jogo de sábado coloca frente a frente o primeiro e o último da classificação. Duas equipas ainda à procura de atingir os seus objetivos e, por isso, "com a mesma pressão". A diferença, assinala Manuel Machado, é que a pressão do Sporting "é positiva e a outra é negativa".

"Eles estão alerta porque têm ainda alguma pressão por parte do FC Porto, nomeadamente. Têm uma folga de seis pontos, mas não podem derrapar", observa. Já o Nacional, apesar de estar "numa situação difícil, pode revertê-la".

"Nunca é uma boa altura para enfrentar uma equipa que tem um estatuto diferente e que está envolvida na luta por um título que lhe foge há duas décadas (...) Mas não vamos derrotados. Vamos à procura de pontuar e, se pudermos, de ganhar o jogo", remata.

O Nacional da Madeira é último classificado do campeonato e está a quatro pontos do Boavista, equipa em posição de "play-off" de manutenção. Os madeirenses estão a seis pontos da primeira equipa em zona de permanência.

Daniel Guimarães, Lucas Kal, Witi, Francisco Ramos e Marco Matias estão com problemas físicos. Pedro Mendes, autor do golo da vitória sobre o V. Guimarães, não é opção porque está cedido pelo Sporting.

O Sporting-Nacional, a contar para a jornada 30 do campeonato, é este sábado às 20h30. Jogo com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+