Tempo
|
A+ / A-

Fórmula 1. Hamilton conquista “pole position” 99 da carreira

17 abr, 2021 - 15:21 • Lusa

Piloto da Mercedes foi mais rápido que os dois homens da Red Bull em Itália. É o segundo Grande Prémio da época.

A+ / A-

O britânico Lewis Hamilton (Mercedes) conquistou a 99.ª “pole position” da carreira na Fórmula 1 ao ser o mais rápido na sessão de qualificação para o Grande Prémio Emilia Romagna, em Itália.

Hamilton bateu o mexicano Sérgio Perez e o holandês Max Verstappen, ambos em Red Bull.

Lewis Hamilton, que é o piloto com mais “poles” na história da competição, estabeleceu o melhor tempo logo na primeira tentativa da derradeira fase da qualificação, a Q3, em 1.14,411 minutos, deixando o mexicano a apenas 0,035 segundos, com Verstappen em terceiro, a 0,087 segundos de Hamilton.

O monegasco Charles Leclerc (Ferrari) fecha a segunda linha da grelha, na quarta posição, mas já a 0,329 segundos.

O finlandês Valtteri Bottas (Mercedes) não conseguiu ir além do oitavo lugar, a 0,487 segundos do companheiro de equipa, logo atrás do britânico Lando Norris (McLaren), que viu a sua melhor volta anulada por uma ligeira saída para lá dos limites de pista. Sem essa penalização, teria registado o terceiro melhor tempo da sessão.

Quem não chegou à Q3 foi o espanhol Carlos Sainz, no segundo Ferrari (11.º), bem como o alemão Sebastian Vettel, num Aston Martin (13.º) e o espanhol Fernando Alonso, em Alpine (15.º).

A sessão ficou marcada pelo acidente do japonês Yuki Tsunoda (Alpha Tauri), logo no início, pelo que sairá da última posição da grelha.

O GP Emilia Romagna é a segunda prova do Mundial de Fórmula 1.

Lewis Hamilton chega a esta jornada na liderança, com 25 pontos, depois de ter vencido o GP do Bahrain, ronda de abertura do campeonato, batendo Max Verstappen.

Portugal acolhe a terceira ronda, de 30 de abril a 2 de maio.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+