Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Pandemia

Covid-19. Brasil atinge recorde de mortalidade com mais de 4.000 óbitos em 24 horas

06 abr, 2021 - 22:45 • Lusa

São Paulo, foco da pandemia no país, bateu um novo recorde de mortes por Covid-19 ao registar 1.389 óbitos em 24 horas, elevando o total de vidas perdidas para 78.554, naquele que é o Estado mais rico e populoso do país.

A+ / A-

Veja também:


Pela primeira vez desde o início da pandemia, o Brasil ultrapassou esta terça-feira as 4.000 mortes diárias por Covid-19, número que eleva o total de óbitos para 336.947, segundo o Governo.

O recorde anterior havia sido notificado na última quarta-feira, quando o país chegou às 3.869 vítimas mortais num só dia.

Além da nova marca histórica na pandemia, o Brasil continua a ser o país com mais mortes registadas em 24 horas, muito acima dos Estados Unidos, país mais afetado pela Covid-19 em números absolutos, ou da Índia, uma tendência que foi observada ao longo de todo o mês de março e que se tem mantido em abril.

De acordo com o último boletim epidemiológico difundido pelo Ministério da Saúde, o Brasil registou ainda 86.979 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, num total de 13.100.580 diagnósticos desde a chegada da Covid-19 a solo brasileiro, em fevereiro do ano passado.

Com os dados difundidos hoje pela tutela da Saúde, a taxa de incidência da doença no país, que atravessa agora o seu momento mais critico da pandemia com sucessivos recordes de casos e óbitos, ascendeu a 160 mortes e 6.234 casos por 100 mil habitantes.

São Paulo, foco da pandemia no país, bateu um novo recorde de mortes por Covid-19 ao registar 1.389 óbitos em 24 horas, elevando o total de vidas perdidas para 78.554, naquele que é o Estado mais rico e populoso do país.

Além disso, foram ainda contabilizados 22.794 novos casos de infeção, totalizando 2.554.841 infetados.

O executivo estadual do Amazonas, região que viu dezenas de pacientes morrerem asfixiados por falta de oxigénio no início deste ano e onde foi detetada uma nova estirpe do vírus (P.1), prevê uma terceira vaga da pandemia de covid-19 no Estado em maio.

Em declarações à CNN Brasil, o governador, Wilson Lima, afirmou que a unidade federativa já se está a preparar para fazer estoque de cilindros de oxigénio e tenta finalizar a tempo dessa possível terceira vaga uma fábrica de oxigénio hospitalar.

Ainda segundo o governador, todos as camas hospitalares ficarão abertas à espera do agravamento da pandemia, deixando assim de receber pacientes infetados transferidos de outras regiões.

Contudo, Lima rejeita decretar o encerramento do comércio até que haja um aumento significativo no número de mortos.

"Não consigo ficar muito tempo fechado, porque a população é muito pobre. É o vendedor de picolé [gelados], que trabalha para conseguir o jantar. Tenho que apresentar essa janela de flexibilização ou quebro alguns setores", explicou o governador do Amazonas.

A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.862.002 mortos no mundo, resultantes de mais de 131,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+