Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Detido em Peniche homem procurado em Espanha pelo rapto dos filhos

24 ago, 2021 - 14:01 • Redação, com Lusa

O suspeito vai ser presente ao Tribunal da Relação de Coimbra e os menores entregues à guarda da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, até decisão do Tribunal de Menores competente.

A+ / A-

A Polícia Judiciária (PJ) localizou e deteve, em Peniche, um cidadão estrangeiro sob o qual pendia um mandado de detenção europeu, emitido pelas autoridades espanholas, por suspeitas de “subtração dos filhos menores”, foi anunciado esta terça-feira.

Ao localizar e deter o homem, de 44 anos, em Peniche, no distrito de Leiria, a PJ deu cumprimento a um mandado de detenção europeu emitido pelas autoridades judiciárias competentes de Espanha por suspeitas da prática de subtração internacional dos seus filhos menores, é referido no comunicado.

A PJ deu também cumprimento a três pedidos de localização internacional dos dois filhos do suspeito, com 11 e 12 anos, emitidos pelas autoridades competentes de Espanha e da Alemanha.

O homem vai ser presente ao Tribunal da Relação de Coimbra e os menores entregues à guarda da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, até decisão do Tribunal de Menores competente.

Segundo o El País, o homem é de origem albanesa e viajou para a Alemanha com os filhos em dezembro de 2020. A denúncia inicial foi feita pela companheira em janeiro, mas na altura não foi feita imediatamente uma denúncia por subtração de menores.

Apenas em maio é que o Tribunal de Instrução de Tenerife ordenou que o homem comparece em Espanha, com os filhos. Foi criada então a denúncia e foi dado um prazo de dez dias, até 21 de junho, para que o pai das crianças se entregasse.

Em vez disso, este viajou para Lisboa e a mãe das crianças voltou para Espanha para apresentar uma queixa por maus tratos.

Na segunda-feira, as autoridades judiciais espanholas aplicaram então um mandato internacional de detenção.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+