Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Cavaco Silva questiona se Portugal é uma "democracia plena"

07 set, 2021 - 00:30 • Redação

Em discurso feito durante a cerimónia, o antigo primeiro-ministro e Presidente da República apontou que alguns relatórios internacionais dizem que Portugal "é uma democracia com falhas":

A+ / A-

O antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva questionou, esta segunda-feira, a existência de uma “democracia plena” em Portugal e algumas decisões importantes que têm sido tomadas no país e que não têm em conta o mérito.

Cavaco Silva entregou na Universidade Católica duas edições do Prémio “Democracia e Desenvolvimento”, criado pelo próprio em 1996 com o dinheiro que recebeu de uma instituição alemã pelo contributo para a redução do desemprego em Portugal.

Em discurso feito durante a cerimónia, o antigo primeiro-ministro e Presidente da República apontou que alguns relatórios internacionais dizem que Portugal "é uma democracia com falhas":

"A aproximação ao nível do desenvolvimento médio da UE continua hoje, em 2021, a ser uma ambição dos portugueses", afirmou.

Cavaco Siva fez questão de frisar que este prémio distingue a excelência e o mérito nas áreas da Economia e Gestão.

O "mérito" foi mesmo a palavra-chave de algumas críticas indiretas à atual governação do país.

"O mérito é uma palavra de enorme importância para o futuro do nosso país. É fundamental que na nossa sociedade se reconheça o mérito. Só assim será possível dar um passo em frente de grande dimensão, de forma a resolver alguns dos graves problemas. É uma palavra importante, mas infelizmente algumas decisões têm sido tomadas no nosso país que não tiveram em conta o devido mérito", considerou.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    17 set, 2021 ILHAVO 07:43
    A objectividade, humildade, e incontestável mérito da pessoa estão bem retratados na fotografia.
  • Jorge
    07 set, 2021 Jales 06:16
    Segundo o Cavaco, a democracia do Salazar é que era boa
  • José J C Cruz Pinto
    07 set, 2021 ILHAVO 04:10
    O mais importante são os critérios pelos quais se definem e pautam a democracia e o mérito. Precisamente: Com a excepção óbvia do período do PREC, foi durante o seu consulado como Primeiro-Ministro que mais me interroguei sobre se seríamos mesmo uma democracia, assim como foi e é ao longo de toda a sua intervenção pública que mais se destacou e destaca a importância do mérito.

Destaques V+