Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Timor-Leste regista primeira morte com Covid-19 e 13 novos casos

06 abr, 2021 - 12:36 • Lusa

A vítima mortal tinha 44 anos e começou por estar sem sintomas. O estado de saúde foi-se agravando e a mulher acabou por morrer com uma insuficiência renal em fase terminal.

A+ / A-

Timor-Leste registou nesta terça-feira a primeira morte de uma pessoa infetada com o coronavírus SARS-CoV-2, contabilizando ainda 13 novos casos, anunciaram as autoridades.

Rui Araújo, coordenador da ‘task-force’ para a Prevenção e Mitigação da Covid-19 da Sala de Situação do Centro Integrado de Gestão de Crise (CIGC) disse em conferência de imprensa que 10 dos casos se registaram em Díli, elevando para 622 os registados desde 7 de março na capital.

Díli tem agora 68 focos da doença associados a vários bairros e instituições, com a transmissão a ser mais elevada nas zonas de Madohi, Bebonuk, Fatuhada, Comoro, Bairro Pité Campo Alor, Vila Verde, Motael, Culuhun, Lahane Oriental e Becora.

O responsável timorense explicou que a paciente que morreu nesta terça-feira no hospital de Lahane foi detetada pelos serviços no passado dia 24 de março e o funeral vai ser “realizado de acordo com os protocolos recomendados pela OMS”.

A mulher de 44 anos, da zona de Sagrada Família (Bidau), estava sem sintomas, tendo ido inicialmente para o centro de isolamento de Tasi Tolu.

“A senhora começou a queixar-se de que não se estava a sentir bem no dia 4 de abril, tendo sido transferida no dia seguinte para isolamento em Lahane”, explicou.

“Foi sujeita a observação intensa e a sua situação agravou-se, com a infeção da covid-19 e uremia, devido a uma situação de insuficiência renal em fase terminal. Morreu hoje às 07h10”, detalhou.

Fora de Díli foram detetados três casos em Baucau, elevando para 29 os detetados na região.

Além disso, o CIGC alterou a classificação de três casos anunciados entre os 52 de segunda-feira, explicando que estão relacionados com o suco de Gugleur, posto administrativo de Maubara, no município de Liquiçá, a oeste da capital.

Os novos casos foram detetados num universo de 343 testes, dos quais a maioria (243) realizados a pessoas que pretendiam autorização para sair da cerca sanitária de Díli.

Atualmente, Timor-Leste tem 485 casos ativos da Covid-19 e um total de 778 casos acumulados desde o início da pandemia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+