Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PSD

Autárquicas. Rui Rio vai mesmo lançar Suzana Garcia à Amadora e apoia Isaltino em Oeiras

06 abr, 2021 - 19:20 • Paula Caeiro Varela

Distrital de Lisboa declara formalmente apoio à candidatura de Isaltino Morais em Oeiras, mas o acordo já está fechado. Na Amadora, avança Suzana Garcia, advogada e ex-comentadora televisiva num canal generalista.

A+ / A-

O PSD apresenta esta quarta-feira os últimos candidatos às eleições autárquicas, com sessão marcada para as 16h30, na sede nacional, em Lisboa.

Ainda esta terça-feira à noite haverá reunião da Comissão Política Nacional, mas as decisões estão tomadas e incluem acordo em Oeiras para apoio à candidatura de Isaltino Morais e luz verde a Suzana Garcia, advogada e ex-comentadora televisiva num canal generalista, para a Câmara da Amadora.

Vão nesse sentido as decisões das comissões políticas concelhias e distritais, pese embora o que conte, neste como nos maiores municípios, seja a decisão de Rui Rio e do seu núcleo duro.

Ao que a Renascença apurou, ultrapassados os formalismos, as reuniões da concelhia, da Distrital de Lisboa e da Comissão Política Nacional vão suceder-se, de forma perfeitamente síncrona, a partir das 19h00 para colocar chancela sobre o acordo, que deve incluir na lista à câmara o presidente do PSD/Oeiras, Armando Soares.


O líder do PSD ainda terá tentado convencer um dos seus vice-presidentes, David Justino, mas não conseguiu e, perante a falta de alternativas fortes, prefere apoiar Isaltino.

Na Amadora, Rui Rio não tinha sequer dado sinais de se opor ao nome de Suzana Garcia, mas - segundo indicam à Renascença fontes próximas do processo - alguns dirigentes do PSD pressionaram o líder para rejeitar a candidatura de Suzana Garcia em nome do partido social democrata, perante a enxurrada de críticas e as comparações entre as ideias defendidas em público pela advogada e as posições do Chega.

No Algarve, Rui Rio nem precisou de usar o veto à escolha da concelhia para Portimão, tal como a Renascença avançou, porque a distrital de Faro travou o nome de um ex-deputado e ex-autarca do PS.

Rui André, presidente da câmara de Monchique, em final do terceiro mandato, deve transitar para o concelho de Portimão, apoiado pelo PSD.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • José J C Cruz Pinto
    07 abr, 2021 ILHAVO 04:13
    Então, não caiu definitivamente a máscara do PSD? E, por trás da máscara, afinal, nem sequer tinham uma cara minimamente decente para mostrar. Mas agora ela está bem visível.

Destaques V+