Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

EUA

Detenção de George Floyd "violou as regras", reconhece chefe da polícia de Minneapolis

06 abr, 2021 - 00:05 • Reuters

Medaria Arradondo testemunhou esta segunda-feira em tribunal no julgamento do ex-agente Derek Chauvin, acusado pelo homicídio de George Floyd. "Assim que o senhor Floyd parou de oferecer resistência e começou a ficar em dificuldades, aquilo devia ter parado", disse ao júri.

A+ / A-

O chefe da polícia de Minneapolis, Medaria Arradondo, disse esta segunda-feira em tribunal que o ex-agente Derek Chauvin “violou as regras” daquela força de segurança bem como o seu código de ética, que se rege pela “inviolabilidade da vida”, ao ter utilizado violência extrema na detenção de George Floyd, o que viria a resultar na morte do cidadão afro-americano de 46 anos.

“Temos um dever de auxílio e, portanto, quando alguém está sob a nossa custódia, independentemente de ser um suspeito, temos uma obrigação de assegurar assistência", disse Medaria Arradondo ao júri na sessão desta segunda-feira do julgamento de Derek Chauvin, acusado pelo homicídio de George Floyd.

O chefe da polícia de Minneapolis disse ter ficado “alarmado” quando, horas após a detenção, viu pela primeira vez um vídeo mostrando o agente ajoelhado sobre o pescoço George Floyd.

"Assim que o senhor Floyd parou de oferecer resistência, e seguramente assim que começou a ficar em dificuldades e a tentar verbalizar isso, aquilo devia ter parado", sublinhou.

George Floyd foi assassinado em Minneapolis, no dia 25 de maio de 2020, por Derek Chauvin, um agente da polícia, na sequência de uma detenção violenta motivada pela suposta tentativa por parte da vítima de utilizar uma nota falsa de 20 dólares para pagar uma despesa num supermercado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    06 abr, 2021 Madeira 13:39
    Não conheço o agente policial, mas se fosse um civil branco iria passar o mesmo. Não acredito num crime racial, mas sim negligente e estúpido. É uma simples opinião e tem de ser feita justiça.

Destaques V+