Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Hélio Sousa. Portugal pode vencer o Europeu sub-21

01 abr, 2021 - 12:45 • José Barata , Eduardo Soares da Silva

O atual selecionador do Barém orientou a atual geração dos sub-21 que venceu o Europeu de sub-17 e sub-19. "Tudo é possível com a qualidade que demonstrámos na primeira fase", diz.

A+ / A-

Hélio Sousa, antigo selecionador nacional das camadas jovens, acredita que Portugal pode vencer o Europeu sub-21 dada a qualidade mostrada na fase de grupos, em que a equipa de Rui Jorge venceu os três jogos.

O atual selecionador do Barém treinou a atual geração de jogadores que representa os sub-21 e que conquistou o Campeonato da Europa de sub-17 e sub-19. Em entrevista a Bola Branca, o treinador diz que a qualidade mostrada permite sonhar com a conquista do troféu.

"Falta-nos este título [europeu de sub-21] na nossa longa história. Temos possibilidades de lutar até ao fim pela conquista. Tudo é possível com a qualidade que demonstrámos na primeira fase, vamos com todas as possibilidades em aberto para a fase seguinte depois da performance nestes três jogos. Foi fantástico e estão de parabéns", perspetiva.

Hélio Sousa considera que o grupo tem todas as condições para se apresentarem da melhor forma porque evoluíram muito, não só na seleção, como nos clubes que representam, estando preparados para uma grande densidade de jogos num curto espaço de tempo.

"Eles estão muito bem preparados para competir nesta exigência competitiva numa competição jogada de três em três dias, acrescentando às suas vivências nos clubes nesta época. Estão mais do que preparados", diz.

O selecionador sublinha a união que os jogadores têm demonstrado nestes jogos, reconhecendo que este é um trunfo importante para que os resultados apareçam na seleção nacional: "É essencial terem estas vivências, sabem a força que conseguem criar e isso ajuda a estar mais perto de vencer".

Portugal venceu os três jogos da fase de grupos, contra a Croácia, Inglaterra e Suíça, tendo marcado seis golos sem sofrer nenhum. Nos quartos de final, Portugal vai defronta a Itália, jogo marcado para o dia 31 de maio, e em caso de vitória irá depois jogar com Espanha ou Croácia nas meias-finais.

Barém pode fazer história

Hélio Sousa deixou a Federação Portuguesa de Futebol em 2019 para assumir o cargo de selecionador do Bahrein. Nestas declarações a Bola Branca, o treinador faz um balanço positivo do trabalho feito na equipa daquele país asiático, onde há o sonho de conseguir o apuramento para o mundial do Catar.

"Tem sido excelente, estamos a preparar o resto da fase de apuramento que vai ser jogada em junho. Faltam três jogos. Temos de ganhar ao Camboja para depois disputar com o Irão e ainda temos o jogo com Hong Kong. Temos competido ao mesmo nível para vencer", diz.

O Barém é segundo classificado do grupo C, com nove pontos, menos dois do que o líder Iraque e mais três do que o Iraque, que tem menos um jogo disputado.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+