Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Violência em Cabo Delgado

Presidente moçambicano desvaloriza ataque em Palma

31 mar, 2021 - 09:55 • João Cunha

A violência está a provocar uma crise humanitária com quase 700 mil deslocados e um total de mais de duas mil mortes.

A+ / A-

O Presidente da República de Moçambique desvalorizou o ataque ocorrido a passada semana em Palma, levado a cabo por terroristas do Estado Islâmico. “Não foi maior que tantos outros que tivemos.”

Numa cerimónia pública transmitida pela Rádio Moçambique, Filipe Nyusi referiu que foi o impacto de “ter sido numa zona da periferia dos projetos em curso naquela província”, como o projeto da petrolífera Total, que chamou a atenção para o ataque e, não, a dimensão do mesmo.

O chefe de Estado deixou ainda um apelo aos moçambicanos: “Não percamos o foco, não fiquemos atrapalhados. Vamos abordar o inimigo como temos estado a abordar, porque a falta de concentração é o que os nossos inimigos - internos e externos – querem”.

A província de Cabo Delgado, no norte do país, está a ser alvo de ataques terroristas desde 2017. No mais recente, ocorrido no passado dia 24, em Palma, dezenas de civis foram mortos, segundo o Ministério da Defesa moçambicano.

A violência está a provocar uma crise humanitária com quase 700 mil deslocados e um total de mais de duas mil mortes.

O movimento terrorista Estado Islâmico reivindicou na segunda-feira o controlo da vila de Palma, junto à fronteira com a Tanzânia.

Vários países têm oferecido apoio militar no terreno a Maputo para combater estes insurgentes, cujas ações já foram reivindicadas pelo autoproclamado Estado Islâmico, mas, até ao momento, ainda não existiu abertura para isso, embora haja relatos e testemunhos que apontam para a existência de empresas de segurança e de mercenários na zona.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    31 mar, 2021 RaM 12:58
    Quem está no terreno é que sofre e sabe a dimensão do problema. Quem está no conforto dos gabinetes e longe , pouco sabe e tende a desvalorizar o problema. Deus abençoe aquele povo sofredor.

Destaques V+