Tempo
|
A+ / A-

Mulheres na ciência

"Uma verdadeira inspiração". Marcelo felicita Elvira Fortunato por Prémio Mundial de Engenharia

25 mar, 2021 - 23:17 • Lusa

O percurso de Elvira Fortunato “é uma verdadeira inspiração para todas as raparigas e jovens estudantes que pretendem seguir uma carreira em Ciência e Engenharia”, diz Marcelo Rebelo de Sousa.

A+ / A-

O Presidente da República felicitou esta quinta-feira a cientista Elvira Fortunato, distinguida com o WFEO GREE Award Women 2020, o maior prémio internacional de Engenharia.

“Este é o maior prémio internacional de Engenharia, que distingue o trabalho desenvolvido por mulheres engenheiras em todo o mundo”, realça Marcelo Rebelo de Sousa numa nota da Presidência da República, referindo que a vice-reitora da Universidade Nova de Lisboa, e investigadora na Faculdade de Ciências e Tecnologia desta Universidade, foi a distinguida, entre mais de 20 candidaturas.

“É um exemplo de excelência internacional, destacando-se o transístor de papel como uma das suas muitas inovações”, afirma o Chefe de Estado, sublinhando o “enorme orgulho” na investigadora, que “honra o país”.

O percurso de Elvira Fortunato “é uma verdadeira inspiração para todas as raparigas e jovens estudantes que pretendem seguir uma carreira em Ciência e Engenharia”, remata o Presidente.

Elvira Fortunato, 56 anos, é especialista em Microeletrónica e Optoeletrónica, e uma das inovações pela qual se destaca é a do transístor de papel.

A cientista foi também distinguida no passado dia 11 com o Prémio Pessoa.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+