A+ / A-

Autárquicas

Costa desautoriza Cabrita e defende eleições num só dia

20 mar, 2021 - 20:34 • Susana Madureira Martins

Ministro da Administração Interna tinha lançado a hipótese de as eleições serem em dois fins-de-semana

A+ / A-

O primeiro-ministro e líder do PS, António Costa, defende a realização de eleições autárquicas num só dia. Na reunião da comissão nacional do PS, que decorreu este sábado, Costa manifestou-se contra a ideia avançada esta semana pelo seu próprio ministro da administração interna.

Esta semana, em entrevista à agência Lusa, o ministro da Administração Interna, Eduardo Cabrita defendeu que se pudessem realizar em dois dias de dois fins-de-semana diferentes, uma vez que nas eleições autárquicas não será possível haver voto antecipado em mobilidade.

Contudo, na parte da reunião da comissão nacional socialista que decorreu sem acesso à comunicação social, o líder socialista acabou por desautorizar o seu ministro.

Dirigentes nacionais do PS contactados pela Renascença referem que, durante a reunião, Costa disse que as eleições regionais dos Açores e as presidenciais correram bem e realizaram-se num único dia, defendendo que as autárquicas possam seguir o mesmo caminho.

Eduardo Cabrita também faz parte da comissão nacional do PS, o órgão de direção máximo entre congressos, mas ao que a Renascença sabe o ministro da Administração interna não terá usado da palavra.

A questão da organização das eleições autárquicas foi levantada na comissão nacional pela presidente da câmara de Portimão Isilda Gomes, que terá manifestado desacordo em relação à realização das autárquicas em dois dias, e foi depois seguida pelo secretário-geral do PS.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • EU
    21 mar, 2021 PORTUGAL 18:07
    O Ministro não terá usado da palavra. Terá sido também " POSTO DE LADO " pela Senhora Presidente da Câmara de Portimão e pelo Senhor Primeiro Ministro. Isto, para mim, não me diria nada se depois de ONTEM, não houvesse AGLOMERAÇÃO na GRAÇA em Lisboa. Mais uma vez AUTORIZADA. Já em tempos disse que este Ministro é uma NULIDADE. Não consigo compreender como PESSOAS do PS, como por exemplo Ascenso Simões, não venham a terreiro EXIGIR o derrube deste ELEMENTO do Governo. Ainda querem que os leve a SÉRIO.
  • Ivo Pestana
    21 mar, 2021 Funchal 12:43
    Não concordo com o titulo desta notícia. O ministro Cabrita deu uma opinião, talvez pessoal. Não acho nada mal votar em dois fins de semana. Quem não pudesse num votaria no outro. O importante é que as pessoas votem.

Destaques V+