Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Sporting

Tribunal Arbitral do Desporto anula suspensão a João Palhinha

16 mar, 2021 - 10:34 • Redação

Palhinha viu o quinto amarelo na visita do Sporting ao Boavista, em 26 de janeiro, tendo o provimento da providência cautelar permitido que fosse utilizado no jogo seguinte, no dérbi com o Benfica.

A+ / A-

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu razão ao ao recurso apresentado pelo Sporting e anulou a suspensão a João Palhinha, no dia 26 de janeiro, no Estádio do Bessa, contra o Boavista.

"Declarar procedente o presente recurso quanto ao invocado não cometimento pelo demandante da infração disciplinar prevista e punida no artigo 164.º, n.º 7, do RDLPFP, por ausência na concreta situação sub judice do pressuposto factual objetivo típico de que depende tal cometimento, anulando, consequentemente, a decisão disciplinar sancionatória recorrida, com absolvição do demandante da infração por que foi disciplinarmente sancionado com suspensão de 1 (um) jogo e multa de € 153,00 (cento e cinquenta e três euros)", pode ler-se no acordão, citado em "A Bola".

Palhinha viu o quinto amarelo na visita dos leões ao Boavista a 26 de janeiro, o que significaria que falharia o jogo seguinte, o dérbi contra o Benfica. No próprio dia do clássico, o Tribunal Central Administrativo do Sul suspendeu o cartão amarelo e o jogador foi usado por Rúben Amorim na vitória contra as águias por 1-0, a partir dos 61 minutos, depois de ter começado o encontro no banco de suplentes

O Tribunal Arbitral do Desporto dá o caso por concluído e destaca que o próprio árbitro da partida no Bessa, Fábio Veríssimo, reconheceu que o cartão foi mal mostrado ao médio dos leões.

"Conforme resulta do 22.º facto considerado provado, segundo a afirmação do próprio Fábio Veríssimo, o árbitro do jogo sub judice, a sua exibição ao Demandante do cartão amarelo identificado no 2.º facto considerado provado não foi, segundo as normas técnicas e disciplinares da própria competição desportiva, uma atuação adequada", pode ainda ler-se.

O médio de 25 anos do Sporting foi utilizado em todos os jogos desde que viu o quinto amarelo. Palhinha soma dois golos em 27 jogos esta temporada pelos leões.

[notícia corrigida às 12h45 de 17 de março, após Paulo Relógio, membro do Conselho de Arbitragem Desportiva, um dos órgãos integrantes do TAD, ter esclarecido o caso, em entrevista à RenascençaRenascença]

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+