Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Operação Sismo

800 quilos de cocaína escondida em isoladores sísmicos usados em pontes

15 mar, 2021 - 09:29 • Carla Caixinha

A droga apreendida é proveniente de um país da América Latina. Foram detidos dois homens.

A+ / A-

No âmbito da Operação Sismo contra o tráfico ilícito de estupefacientes, a Polícia Judiciária apreendeu 806 kg de cocaína.

A droga, proveniente de um país da América Latina, estava dissimulada em 12 isoladores sísmicos idênticos aos habitualmente utilizados na construção de pontes e que foram transportados por via marítima até um porto nacional, revela uma nota enviada à redação.

“A forma como a droga vinha dissimulada tornou extremamente difícil a sua deteção e, para se proceder à sua remoção do interior daquelas peças de engenharia, foi necessário recorrer a maquinaria pesada de corte, habitualmente utilizada na indústria de metalomecânica. Este modus operandi era até agora desconhecido.”

Foram detidos dois homens de nacionalidade portuguesa, com 46 e 47 anos, sobre os quais recaem fortes suspeitas de integrarem uma organização criminosa com ligações a vários países.

Os suspeitos, que têm antecedentes por vários tipos de ilícitos, foram presentes a primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada prisão preventiva.

As diligências contaram com o apoio da Autoridade Tributária e Aduaneira.

Segundo a mesma nota, esta operação, cuja investigação se iniciou coordenadamente em Portugal e em Espanha em meados de 2020, o Cuerpo Nacional de Policia havia já procedido à detenção, em Espanha, de dois homens e à identificação de uma mulher, todos nacionais de um país da América Latina e fortemente suspeitos de integrarem a mesma organização criminosa, tendo, ainda, procedido à apreensão de elevada quantidade de cocaína.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+