Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chapecoense. Tripulação ignorou alertas de falta de combustível do avião

27 abr, 2018 - 17:03

Relatório final da tragédia, elaborado pela Aeronáutica Civil da Colômbia, revela que o avião que levava a equipa brasileira entrou em emergência 40 minutos antes do acidente que fez 71 mortos. A tripulação terá descartado escala para abastecer.

A+ / A-

A Aeronáutica Civil da Colômbia (AAC) divulgou, esta sexta-feira, as conclusões do relatório final do acidente do avião que levava a equipa da Chapecoense, desastre que vitimou 71 pessoas, em novembro de 2016. Os investigadores chegaram à conclusão de que, 40 minutos antes da queda, o avião acusou falta de combustível e a tripulação recusou parar para abastecer.

A análise da caixa-preta do avião, que contém gravadores de dados de voz e de voo, permitiu aos investigadores chegarem à conclusão de que o avião tinha 2.203 quilos de combustível a menos do que devia levar para a viagem. As normas internacionais ditam que o voo deve ter combustível suficiente para chegar ao aeroporto de destino e a um aeroporto alternativo, caso haja problemas, além de 30 minutos de reserva.

O mínimo obrigatório para cumprir os regulamentos, no voo em questão, era um total de 11.603 quilos de combustível, segundo o relatório da investigação. O avião da companhia LaMia tinha apenas 9.300 quilos de combustível. O veículo entrou em modo de emergência, a 40 minutos do acidente, e a tripulação ignorou os avisos sonoros e a luz vermelha emitida na cabine, para além de não terem avisado o controlo de tráfego aéreo sobre o que se estava a passar. "A tripulação descartou uma aterragem em Bogotá ou outro aeroporto para reabastecer", diz o documento. Os quatro motores acabaram por parar e o avião planou até atingir o solo.

A Chapecoense ia disputar a primeira mão da final da Taça Sul-Americana com os colombianos do Atlético Nacional. A bordo do avião, que realizou uma escala técnica na Bolívia, seguiam 77 pessoas, entre passageiros e tripulantes, das quais 71 morreram. Dos 22 jogadores do "Verdão", apenas três sobreviveram: Jackson Follmann, Neto e Alan Ruschel.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+