Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

BE quer audição urgente de Centeno sobre fim das moratórias

03 mar, 2021 - 16:19 • Lusa

Bloco de Esquerda preocupado com o fim de milhares de moratórias no final do mês. "Neste momento o balão de oxigénio da economia portuguesa", afirma Mariana Mortágua.

A+ / A-

Veja também:


O Bloco de Esquerda (BE) pediu esta quarta-feira uma audição urgente do governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, sobre as moratórias bancárias, "o balão de oxigénio" da economia, para garantir, desde já, a proteção de quem vê esta medida terminar em março.

Em declarações aos jornalistas no parlamento, a deputada do BE Mariana Mortágua justificou o pedido de audição referindo que Portugal é dos países que menos apoiou a economia na crise gerada pela pandemia e, em contrapartida, é o país "recordista das moratórias", que são "neste momento o balão de oxigénio da economia portuguesa".

Assim, os bloquistas querem uma audição urgente de Mário Centeno no parlamento para discutir diferentes aspetos desta medida, mas "em particular para garantir a proteção de todas as pessoas para quem a moratória termina em março".

"O governador do Banco de Portugal tem obviamente um papel crucial na monitorização de todo o processo da concessão e de acompanhamento das moratórias por parte do sistema bancário", justificou.

Já no sábado, num comício maioritariamente virtual que assinalou o aniversário do BE, a coordenadora, Catarina Martins, tinha feito um apelo direto ao primeiro-ministro, António Costa, para não esperasse que "seja tarde demais" e decidisse já estender as moratórias, evitando assim uma vaga de despejos e falências.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+