Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Semana Cáritas alerta para "realidade preocupante" marcada pela guerra e a pobreza

20 fev, 2024 - 08:15 • Ecclesia

D. José Traquina assina mensagem para celebração anual, que decorre de 25 de fevereiro a 3 de março.

A+ / A-

O presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana, D. José Traquina, alertou na sua mensagem para a Semana Cáritas 2024 para a “preocupante” realidade, a nível nacional e mundial, marcada pela guerra e a pobreza.

“As guerras e conflitos em diversos países, os milhares migrantes de pessoas em busca de melhor vida, as famílias sem rendimentos suficientes, os pobres sem abrigo, as instituições sociais em permanente preocupação pela sua viabilidade, a instabilidade social política. É a realidade preocupante que nos desafia a todos”, lê-se na mensagem da Semana Cáritas que tem como tema ‘O amor que transforma’.

A iniciativa, que decorre de 25 de fevereiro a 3 de março, é apresentada como uma oportunidade “para valorizar e partilhar” o dom que move as pessoas “na atenção à realidade humana no contexto de um tempo aconselhado para a revisão de vida e de caminho para a Páscoa”, sublinha o documento.

O ‘Amor-Cáritas’, indica o bispo de Santarém, é o “dinamismo espiritual” que faz sair as pessoas de si mesmas e interessarem-se “pelos semelhantes”.

Esta semana é também uma oportunidade para “valorizar e agradecer o testemunho de todos os que trabalham como voluntários e/ou profissionais na rede Cáritas em Portugal, e que realizam parte da missão da Igreja na ação social”, escreve D. José Traquina.

A iniciativa que junta toda a rede Cáritas em Portugal aconteceu, anualmente, na semana que antecede o Dia Nacional Cáritas, no III domingo da Quaresma – este ano no dia 3 de março.

“É uma semana durante a qual se procura evidenciar a ação da Cáritas no apoio direto a todas as pessoas que por alguma razão precisam de ajuda. Em todo o país, multiplicam-se atividades de reflexão sobre a ação social, atividades de animação pastoral e também iniciativas de angariação de fundos”, indica a organização católica.

Entre os dias 25 de fevereiro e 3 de março vai decorrer o Peditório Público Nacional, “apelando ao contributo de todos os portugueses como forma de expressarem a sua solidariedade”, na rua ou em formato online.

A Cáritas é uma rede que se organiza a nível local (paroquial), diocesano, nacional, europeu e internacional; em Portugal está presente nas 20 dioceses do país, unidas na Cáritas Portuguesa, e em grupos locais que atuam em proximidade, nas paróquias e comunidades.

Anualmente, a rede nacional presta apoio a cerca de 120 mil pessoas, através das Cáritas Diocesanas e dos grupos paroquiais.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+