Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

“Governo está a preparar o plano de desconfinamento"

24 fev, 2021 - 18:36 • Susana Madureira Martins , com redação

Garantia foi deixada esta quarta-feira pelo "número 2" do PS. Quanto à previsão para o início do desconfinamento, José Luís Carneiro considera que é preciso aguardar por meados de março e princípio de abril.

A+ / A-

Veja também:


O Governo está a preparar um plano de desconfinamento, afirmou esta quarta-feira o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro.

O dirigente socialista falava aos jornalistas, esta quarta-feira, após uma audiência com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a propósito da renovação do estado de emergência por mais duas semanas.

José Luís Carneiro garante que o desenho do desconfinamento está a ser feito em articulação com os especialistas tal como o líder do PSD, Rui Rio, tinha pedido esta quarta-feira.

“O Governo está a preparar com as autoridades de saúde o plano de desconfinamento, observando os indicadores, procurando verificar se eles se consolidam, extraindo conclusões tão sólidas quando possível para decidir sem precipitações”, disse aos jornalistas o “número dois” do PS.

José Luís Carneiro diz que importa, também, “garantir que os apoios sociais e económicos continuem a chegar às famílias e às empresas”.


Quanto à previsão do desconfinamento, considera que é preciso aguardar por meados de março e princípio de abril.

“Eu diria que não devemos antecipar previsões, deveremos aguardar e continuar a fazer um esforço. Não podemos baixar a guarda, porque já percebemos todos que quando baixamos a guarda há um relaxamento que prejudica todo o esforço desenvolvido pela sociedade portuguesa”, adverte.

“Não podemos baixar a guarda para que, em meados de março, possamos olhar já com outra perspetiva para o fim de março e par ao princípio de abril”, sublinha José Luís Carneiro.

As garantias do PS surgem depois de esta quarta-feira o líder do PSD ter exigido ao Governo um plano de desconfinamento e proposto que a reabertura comece nas regiões com números mais baixos de novos casos de Covid-19.

Rui Rio considera que "hoje já é tarde" para o Governo avançar com um plano de desconfinamento baseado em critérios definidos pelos especialistas.

Portugal regista esta quarta-feira mais 50 mortes e 1.480 novos casos de Covid-19, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

No dia em que o país ultrapassa a barreira dos 800 mil casos desde o início da pandemia, é atingido o número mais baixo de óbitos por Covid desde 8 de novembro.

Evolução da Covid-19 em Portugal

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+