Tempo
|
A+ / A-

Costa pede contributos dos portugueses para o Plano de Recuperação e Resiliência

16 fev, 2021 - 14:11 • Lusa

Documento que Portugal apresentou a Bruxelas para aceder às verbas de apoio às consequências da pandemia de Covid-19 prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização.

A+ / A-

O primeiro-ministro, António Costa, apelou aos portugueses para que participem com contributos para o Plano de Recuperação e Resiliência do Governo, colocado esta terça-feira em consulta pública.

"Está em consulta o Plano de Recuperação e Resiliência, a 'vitamina' que nos vai ajudar a sair da crise e tornar o país mais resiliente, verde e digital. Consulte e participe. Dê o seu contributo para o futuro de Portugal", escreveu o primeiro-ministro, na sua conta na rede social Twitter.

O Plano de Recuperação e Resiliência que Portugal apresentou para aceder às verbas comunitárias para fazer face às consequências da pandemia de Covid-19 prevê 36 reformas e 77 investimentos nas áreas sociais, clima e digitalização, correspondentes a um total de 13,9 mil milhões de euros de subvenções.

Depois de um primeiro esboço apresentado à Comissão Europeia em outubro passado e de um processo de conversações com Bruxelas, o Governo português colocou hoje a versão preliminar e resumida deste plano em consulta pública.

Segundo o executivo, foram definidas três "dimensões estruturantes" de aposta - resiliência, transição climática e transição digital -, às quais serão alocados 13,9 mil milhões de euros de subvenções a fundo perdido das verbas europeias.

No documento, estão também previstos 2,7 mil milhões de euros através de empréstimos.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+