Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Basta

11 fev, 2021 - 06:10

Recomenda-se uma reflexão profunda no seio de arbitragem portuguesa, que reconhecemos ter pouca qualidade, mas que, não obstante, tem condições para produzir trabalho com maior qualidade.

A+ / A-

O grito de revolta que o presidente do Futebol Clube do Porto soltou no final do jogo disputado na Pedreira, a contar para a primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, ecoou pelo país inteiro, e vai certamente ter reflexos no futuro imediato no futebol português.

De resto, trata-se de um grito que já se ouviu por diversas vezes por essa Europa fora, em países e em campeonatos onde as arbitragens e atuações do VAR tem sido alvo das mais duras contestações.

Ainda ontem, o treinador Barcelona, Ronald Koeman, se insurgia fortemente contra a atuação do VAR no decorrer do jogo a contar para a Taça do Rei, em que os catalães perderam frente ao Sevilha por 2-0.

E também de outros quadrantes têm chegado visíveis manifestações de protesto, o que significa que há muito trabalho a fazer no sentido de melhorar a tarefa de um instrumento trazido para o futebol com a intenção de o melhorar, mas que pouco mais tem feito do contribuir para a sua perturbação.

Estamos num tempo importante, dir-se-á mesmo decisivo, da nossa temporada futebolística.

O que tem acontecido, sobretudo no campeonato maior, é motivo de preocupação para muitos, sobretudo porque estão em causa classificações, e classificações significam dinheiro.

Recomenda-se, por isso, uma reflexão profunda no seio de arbitragem portuguesa, que reconhecemos ter pouca qualidade, mas que, não obstante, tem condições para produzir trabalho com maior qualidade.

Quanto ao jogo de ontem à noite, acabou por passar para segundo plano. Infelizmente.

Haverá mais Taça hoje, no Estoril. No dia 3 de Março, Futebol Clube do Porto e Sporting Clube de Braga voltam a encontrar-se para acertar as contas finais de uma competição que está a decorrer sob maus auspícios.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ivo Pestana
    11 fev, 2021 RaM 18:33
    Dirigentes erram, treinadores, jogadores, jornalistas desportivos e adeptos. Só os árbitros não podem errar. Mas quem atura estes loucos!!!
  • JC 4357
    11 fev, 2021 Vila Franca de xira 15:24
    Quem vai ver na TV, vê que nem há falta e marca sabendo que está a decidir mal, não tem condições para ser honesto, isento e idóneo para ser juiz. Têm de ser irradiados, banidos duma vez por todas.
  • João Santos
    11 fev, 2021 Lisboa 13:38
    Os árbitros portugueses não sabem arbitrar só quando o Porto não ganha.
  • Jorge Fontes
    11 fev, 2021 Alfena 12:07
    A maioria dos árbitros portugueses da atualidade não sabem arbitrar, pois variam de critérios de jogos para jogos. E para piorar a situação temos árbitros no VAR que só interferem negativamente e nunca em prol do bom futebol. A arbitragem portuguesa deve ser uma das piores da Europa. Daí não ser destacada para os grandes palcos de futebol na Europa e no Mundo.
  • João Santos
    11 fev, 2021 Lisboa 10:46
    Lamentável a falta de isenção deste comentador. Quando o Porto não ganha os culpados são sempre os árbitros, se fosse o Benfica estavam todos calados.

Destaques V+