Tempo
|
A+ / A-

Explicador

Duas máscaras são melhores do que uma?

10 fev, 2021 - 11:30 • Agência Reuters

O uso de duas máscaras tem ganhado cada vez mais adeptos. Muitos especialistas não negam a eficácia do método, mas explicam que a utilização correta e consistente de apenas uma já é suficiente para uma proteção eficiente contra a Covid-19. Saiba o que fazer.

A+ / A-

Veja também:


Quando se trata de proteger contra as variantes do novo coronavírus, duas máscaras podem ser melhores do que uma. Mas há quem defenda, acima de tudo, a utilização correta e adequada das mesmas.

O método tem ganhado popularidade nos Estados Unidos. O maior especialista em doenças infeciosas do país, Anthony Fauci, recomenda mesmo que todos os norte-americanos usem duas máscaras sobrepostas, em vez de apenas uma.

Mas médicos e profissionais de saúde pública dizem que qualquer proteção é melhor do que nenhuma.

"O tipo certo de máscara é aquela que é usada consistentemente sobre o nariz e a boca sempre que se está num espaço público", afirma o médico Matt Binnicker, presidente da Sociedade Pan-Americana de Virologia Clínica, à agência Reuters.

"Neste momento, devemos concentrar-nos mais em alcançar esse objetivo do que em preocupar-nos com a dupla máscara".

Se optar por colocar duas máscaras, aqui estão algumas dicas a considerar.

Em que locais devo usar máscara dupla?

O tipo e número de máscaras de que necessita dependerá do local para onde vai, segundo Josh Schiffer, médico e professor no Centro de Investigação do Cancro Fred Hutchinson, nos EUA.

"É mais importante usar a máscara de forma eficaz e consistente em ambientes de maior risco".

Schiffer recomenda o uso de uma máscara de pano ao passear o cão, por exemplo, e a mudança para uma máscara FFP2 ou dupla quando se vai para o escritório, mercearia ou outros locais de maior risco, como hospitais ou centros de saúde.

Quais os materiais recomendados?

"Se devidamente usadas, todas as máscaras são eficazes", diz Lawrence Gostin, diretor do Instituto O'Neill de Direito Sanitário Nacional e Global da Universidade de Georgetown, nos EUA. Mas o material e o tamanho da máscara podem fazer diferença.

"A máscara dupla é vaga, porque não sabemos qual o tipo de material de que são feitas ou os tamanhos delas", disse Gostin, observando que as máscaras cirúrgicas e as FFP2 têm melhor desempenho.

Os peritos concordam que uma máscara facial eficaz deve ter várias camadas. "Nesta altura, recomenda-se o uso de uma máscara facial com duas a três camadas", diz Raed Dweik, médico e presidente do Instituto Respiratório da Clínica Cleveland. "Se a sua máscara já tem várias camadas, não é necessário duplicar a máscara".

Qual devo pôr por cima?

Com máscaras duplas, Charles Holmes, médico e diretor do Centro para Inovação em Saúde Global da Universidade de Georgetown, recomenda o uso da máscara mais eficaz por dentro, na parte interior. Por exemplo, deve-se usar uma máscara cirúrgica sobre uma máscara FFP2 ou uma máscara de pano sobre uma máscara cirúrgica.

No entanto, o maior conselho de Holmes é simplesmente cobrir o rosto, independentemente da forma que escolher fazê-lo.

"A melhor máscara é uma máscara que se usa de forma consistente e adequada", conclui o médico norte-americano.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Albano Tavares
    12 fev, 2021 Almada 01:27
    Olá, boa noite: Gostava de compartilhar o artigo onde - talvez, talvez apenas - se baseie essa notícia. Maximizing Fit for Cloth and Medical Procedure Masks to Improve Performance and Reduce SARS-CoV-2 Transmission and Exposure, 2021 https://www.cdc.gov/mmwr/volumes/70/wr/pdfs/mm7007e1-H.pdf Agradeço desde já a companhia que me fazem ao longo dos dias e das noites e toda a excelente informação que fornecem a todos nós. Com os meus melhores cumprimentos Albano Rui A. S. Tavares
  • Maria
    10 fev, 2021 Palmela 16:29
    Nao vale a pena sermos muito esquesitos porque morremos todos da mesma maneira! A minha vizinha coitadinha" lavou uma maquina de roupa de manha mandou a filha estender as cuecas como ela queria as 2horas da tarde a a filha levou-a pro hospital e nao voltou mais " a nao ser ressuscite!
  • Maria
    10 fev, 2021 Palmela 16:20
    Que esquesitice!

Destaques V+