Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Proteção Civil avisa para possibilidade de cheias, neve e chuva forte

08 fev, 2021 - 16:21 • Redação

Podem acontecer inundações no Alentejo e no Algarve. Deverá também ser mantida a vigilância sob as bacias do Tejo, Douro, Vouga e Mondego.

A+ / A-

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) avisa para a possibilidade de cheias nos próximos dias devido às previsões de continuação chuva persistente.

Podem acontecer inundações no Alentejo e no Algarve, com base na previsão de precipitação, deverá ser mantida a vigilância sob as bacias do Tejo, Douro, Vouga e Mondego, indica a ANEPC, em comunicado divulgado esta segunda-feira.

“A precipitação local excessiva e persistente dos últimos dias poderá provocar cheias e inundações face à subida da altura dos rios e ribeiras do Alentejo, (nomeadamente no vale do rio Sorraia, com submersão de pontes no concelho de Mora e galgamento da margem esquerda do rio em Coruche, com vigilância em relação à vila, e submersão de estradas) e Algarve”, detalhe o mesmo comunicado.

As previsões meteorológicas apontam, esta segunda-feira, para chuva persistente no Norte e Centro e vento por vezes forte; queda de neve, em especial na Serra de Estela-Torre; e agitação marítima forte na costa ocidental.

Para terça-feira, está prevista chuva forte nas zonas montanhosas do Norte e Centro e queda de neve acima dos 1.400 metros de altitude, descendo gradualmente a cota para 1.000 metros nas Regiões Norte e Centro.

A Proteção Civil também alerta para vento forte e possibilidade de trovoada e granizo no Norte e Centro do país, durante a tarde de terça-feira.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+