Tempo
|
A+ / A-

Coronavírus

Espanha só vai usar a vacina AstraZeneca em pessoas até 55 anos

05 fev, 2021 - 20:36 • Lusa

França e Alemanha colocaram nos 65 anos a fasquia para aplicação da vacina, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford. Portugal ainda não tomou posição.

A+ / A-

Veja também:


As autoridades sanitárias de Espanha irão administrar a vacina da AstraZeneca contra a Covid-19, que começará a chegar ao país este fim de semana, apenas a pessoas até aos 55 anos.

A Comissão de Saúde Pública do Conselho Interterritorial do Sistema Nacional de Saúde debateu esta sexta-feira se a vacina AstraZeneca seria administrada até aos 65 anos, mas acabou por decidir que apenas pessoas com idade entre 18 e 55 anos irão recebê-la, de acordo com a agência EFE.

Devido à ausência de dados sobre os riscos de administração da vacina em idosos, outros países europeus decidiram impor limites semelhantes, caso da Bélgica e Itália.

Na semana passada, e no meio de um conflito contratual da farmacêutica anglo-sueca com a Comissão Europeia, a Agência Europeia do Medicamento (EMA) deu "luz verde" à utilização da vacina da AstraZeneca/Oxford para ser administrada a adultos a partir dos 18 anos, sem impor um limite superior de idade.

França e Alemanha colocaram nos 65 anos a fasquia para aplicação da vacina, desenvolvida em parceria com a Universidade de Oxford.

Até ao momento, Portugal não emitiu nenhuma recomendação relativa à vacina AstraZeneca/Oxford, cujas primeiras doses são aguardadas em território nacional na próxima terça-feira.

Na quinta-feira, a mesma comissão espanhola decidiu que as doses da vacina AstraZeneca serão reservadas aos profissionais de saúde que não sejam de primeira linha e que não se encontrem nos segundo e terceiro grupos da estratégia de vacinação.

Ficou ainda decidido intervalar as duas doses da vacina entre 10 a 12 semanas.

As doses de vacina Pfizer e Moderna ficarão reservadas para maiores de 80 anos de idade.

Uma dezena de países que estão a desaconselhar a administração da vacina contra a doença Covid-19 do laboratório anglo-sueco AstraZeneca a pessoas com mais de 65 anos. A pandemia de Covid-19 provocou, pelo menos, 2.285.334 mortos resultantes de mais de 104,8 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 13.740 pessoas dos 755.774 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+