A+ / A-

Oficial. Benfica contrata Darwin Nuñez por 24 milhões de euros

04 set, 2020 - 19:18 • Redação

Avançado uruguaio assina contrato de cinco épocas e fica blindado por uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.

A+ / A-

O Benfica anunciou, em comunicado enviado à CMVM, a contratação do avançado Darwin Nuñez, ao Almería, da segunda divisão espanhola.

A transferência ficou fechada por 24 milhões de euros, tornando-se o jogador mais caro da história do futebol português, sendo que o Almería reserva 20% de uma mais-valia futura obtida pelo jogador.

Darwin Nuñez assina contrato válido por cinco épocas, até 2025 e fica blindado com uma cláusula de rescisão de 150 milhões de euros.

O ponta-de-lança uruguaio chegou a Lisboa na quarta-feira e tinha apresentação marcado para quinta-feira ao final da tarde, que foi adiada devido a problemas no acordo para a transferência.

O jogador não foi oficializado na quinta-feira, por uma divergência entre os clubes, relativamente ao pagamento devido ao Peñarol pela mais valia obtida na venda do atleta. Os uruguaios têm direito a 20% do lucro obtido no negócio e exigem que o Almería salde a dívida de imediato.

O problema para os espanhóis foi que o Benfica acordou pagar a primeira tranche do valor total até agosto de 2021, não estando, por isso, obrigado a liquidar qualquer valor nesta altura. O processo "encravou", precisamente, neste ponto.

Os clubes voltaram à mesa de negociações, com os espanhóis a reclamarem pagamento, por parte do Benfica, dos custos associados a uma operação financeira que lhes dará liquidez. O Benfica não antecipa o pagamento de Darwin, mas irá suportar os custos associados ao empréstimo a que o Almería vai recorrer.

Nuñez cumpriu a primeira época no futebol europeu, pelo clube que disputa a segunda divisão espanhola. O Almería falhou o acesso à primeira liga, depois de perder nas meias-finais do "play-off" de promoção.

Uma vez internacional pelo Uruguai, com um golo marcado na estreia, o ponta de lança, de 21 anos, marcou 16 golos, em 32 jogos. Esta época foi treinado por três portugueses: Pedro Emanuel, Mário Silva e José Gomes, atual técnico do Almería. No seu país, Nuñez jogou pelo Peñarol.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+