Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Rússia oferece 100 milhões de doses da vacina Sputnik V à União Europeia

29 jan, 2021 - 17:05 • Lusa

Governo russo pode aproveitar atrasos nas entregas das vacinas e contencioso entre Bruxelas e a AstraZeneca.

A+ / A-

Veja também:


A Rússia ofereceu à União Europeia (UE), esta sexta-feira,100 milhões de doses da sua vacina, Sputnik V, contra a Covid-19, quando se registam atrasos na entrega de vacinas e existe um contencioso entre Bruxelas e a farmacêutica AstraZeneca.

"Após finalizar a parte principal da vacinação massiva na Rússia, o Fundo de Investimentos Diretos da Rússia (FIDR) pode disponibilizar à UE 100 milhões de doses da vacina Sputnik V para 50 milhões de pessoas no segundo trimestre de 2021", assinalaram os responsáveis da organização, na conta oficial no Twitter.

O FIDR, que negoceia os contratos com os países que adquiriram a Sputnik V, desenvolvida no Centro Gamaleya, especificou que a entrega estará sujeita "à aprovação" da Agência Europeia do Medicamento (EMA).

O fundo soberano da Rússia recordou que a vacina já foi registada em 15 países, incluindo a Hungria na UE, e diversos Estados latino-americanos, como a Argentina, Bolívia, Venezuela e Paraguai. Assinalou também que já "enviou documentos" à EMA para um processo de "contínua revisão".

Na semana passada, a EMA explicou que a entidade produtora da Sputnik V solicitou "acompanhamento científico" para "facilitar" o programa de desenvolvimento do fármaco e aproximá-lo da legislação comunitária, numa tentativa de garantir a aprovação da sua utilização na UE. A Sputnik V possui uma eficácia de 91,4%, segundo o último controlo efetuado na terceira fase de ensaios clínicos.

Problemas com a AstraZeneca abrem alas para a Rússia


A Rússia, que registou esta vacina em agosto de 2020, fez a oferta à UE numa altura em que atrasos na entrega de vacinas contra o novo coronavírus e um contencioso entre Bruxelas e a farmacêutica anglo-sueca AstraZeneca estão a originar um crescente descontentamento entre as autoridades sanitárias europeias, impotentes para travar a expansão do vírus.

Apenas o Reino Unido não tem sido afetado pelos atrasos que se registam na maioria da Europa, após a AstraZeneca ter anunciado que, devido a problemas de produção, apenas poderá entregar até 25% das doses que tinha prometido para o primeiro trimestre de 2021.

Este anúncio implicou a instauração, pela Comissão Europeia, de um mecanismo de emergência que permitirá controlar e, eventualmente, bloquear as exportações para países terceiros das vacinas produzidas no espaço comunitário.

Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+