Tempo
|
A+ / A-

Primeiro-ministro italiano vai apresentar a demissão

25 jan, 2021 - 18:23 • Redação

Itália envolta numa crise política com epicentro no Governo de Giuseppe Conte.

A+ / A-

O primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, vai apresentar a demissão na terça-feira, avança o Governo, em comunicado.

Conte convocou uma reunião do conselho de ministros para terça-feira de manhã, onde vai comunicar aos membros do seu executivo que vai apresentar a demissão ao Presidente Sergio Mattarella.

O objetivo é conseguir um novo mandato do chefe de Estado para formar um novo Governo, adianta fonte do executivo à agência Reuters.

Ao demitir-se, o primeiro-ministro italiano pretende evitar uma votação no Parlamento sobre questões de Justiça e ganhar tempo para convencer deputados a apoiar o Governo.

Na semana passada, Giuseppe Conte sobreviveu a um voto de confiança no Senado da Câmara Alta, o que lhe permitiu permanecer no cargo depois do partido ‘Itália Viva’, do antigo primeiro-ministro Matteo Renzi, ter abandonado a coligação de Governo por discordar da forma como o executivo lidou com a crise sanitária e com a recessão económica.

Conte alcançou uma maioria simples, o que significa que ficou a liderar um governo minoritário com um parlamento dividido, que pode criar obstáculos ao programa de políticas do Executivo italiano em tempo de pandemia da Covid-19.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+