Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carvalhal reserva lugar para a Taça da Liga no museu do Braga

22 jan, 2021 - 14:38

O treinador projeta um Braga mais equilibrado, por ter mais opções do que no jogo que esta época já teve com o Sporting, no campeonato.

A+ / A-

Carlos Carvalhal está seguro do valor da sua equipa, do conhecimento do adversário, da preparação mental e física para enfrentar o Sporting, este sábado, na final da Taça da Liga.

Uma segurança que associada à ambição que sente nos seus jogadores o faz acreditar, com convicção, de que o Braga, em ano de centenário, vai levar o troféu para casa.

"Estamos preparados, viemos com ambição de vencer. Vamos fazer tudo que estiver ao nosso alcance. O Sporting é uma boa equipa, joga bem, tem um bom treinador, mas em campo estará um Braga muito ambicioso. Num ano de centenário, todos estamos com o espírito de conseguir levar o troféu para Braga", afirma o treinador, na conferência de imprensa de lançamento do jogo, em Leiria.

Será o segundo jogo entre as duas equipas, depois de no campeonato o Sporting ter vencido o Braga, por 2-0, em Alvalade. Reportando-se a essa partida, Carvalhal recorda que teve as escolhas limitadas, devido a vários casos positivos de Covid-19.

"Estamos mais equilibrados em relação àquele jogo. Temos mais opções. Estaremos melhor preparados do que na altura", refere.

Braga é "outsider" numa realidade que protege os três grandes

Carlos Carvalhal não tem problemas em assumir que o Braga tem argumentos para vencer o Sporting e conquistar a Taça da Liga, mas isso não altera o posicionamento do clube em relação à forma como define os seus objetivos.

O treinador reforça que os minhotos são um "outsider" na comparação com os três grandes, pelo poder social e económico que têm, mas também, defende colocando aspas sobre as aspas e sem concretizar, "pela proteção que têm a nível geral".

"O Braga está a fazer tudo para diminuir a diferença que existe. Tem escalado uns degraus, mas isto não invalida que dentro de campo, num determinado jogo, não possamos vencer. O Braga tem a capacidade de jogar olhos nos olhos em qualquer estádio", sublinha.

O futebol não pode parar

Sem jogadores em isolamento, devido à Covid-19, mas já com casos durante a época que limitaram as suas opções, Carlos Carvalhal volta a defender que o futebol não deve parar.

Helton Leite do Benfica testou positivo, horas depois de jogar com o Braga, mas isso não preocupa o treinador, do ponto de vista do risco de contágio.

"Vivo num meio controlado, sinto-me perfeitamente à vontade no meu trabalho. Tudo o que sai da lógica casa/trabalho causa-me alguma ansiedade. Dentro do meu trabalho, em que somos testados diariamente, sinto-me seguro", explica.

Numa altura em que a evolução da pandemia levou a um novo confinamento no país, e em que os números atingem valores recorde, Carvalhal insiste que "temos de fazer tudo para o manter o futebol ativo", até por quem está em casa, acrescenta.

"Nós somos pagos para entreter as pessoas e as pessoas estão em casa. E é um exemplo que em período de pandemia podemos levar a 'empreitada' até ao fim", argumenta.

É devido à pandemia de Covid-19 que a final da Taça da Liga se realiza sem público nas bancadas. Em campo estarão Braga e Sporting. O jogo é este sábado, às 19h45, no Estádio Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria. Partida com relato na Renascença e acompanhamento ao minuto em rr.sapo.pt.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+