Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Covid-19

Saiba tudo o que muda além do fecho das escolas

21 jan, 2021 - 15:40 • João Carlos Malta

Tribunais e serviços públicos também foram alvo da intervenção do Governo no conjunto de novas medidas de contenção da pandemia da Covid-19.

A+ / A-

Veja também:


O agravamento do número de casos em Portugal do novo coronavírus, que nos últimos sete dias apenas uma vez não esteve acima dos 10 mil casos, e a subida do número de mortes para números antes impensáveis, levou o Governo a reagir novamente ao avanço da pandemia no país e a puxar do travão de mão, muitas vezes referido pelo primeiro-ministro, António Costa. O sistema de ensino, os tribunais e os serviços públicos tem agora novas regras de funcionamento.

Escolas

  • fecho das escolas por 15 dias, e sem ensino à distância (há uma interrupção/suspensão das aulas que será compensada em férias)
  • creches, os ATL e as univesridades vão estão encerradas (as instituições de ensino superior vão ter de recalendarizar os períodos de exames)
  • mantêm-se abertas as escolas de acolhimento a crianças com menos de 12 anos cujos pais de grupos específicos (como profissionais de saúde, bombeiros e forças de seguranças, entre outros) têm de trabalhar.
  • As familias com crianças menores de 12 anos serão apoiadas "idêntico ao que foi dado na primeira fase do confinamento", ou seja, 66% do vencimento. Pais tem direito a faltas justificadas.
  • todas as atividades de tempos livres, estabelecimentos de dança e de música, e todas as atividades desportivas escolares também encerram durante o mesmo período

NÚMERO DE CASOS DIÁRIOS DE COVID-19

Serviços Públicos

  • encerramento das lojas do cidadão
  • tribunais suspendem os processos não urgentes
  • serviços públicos abertos mas apenas para agendamentos por marcação
Costa anuncia encerramento de escolas. “Quisemos evitar", mas o risco "aumentou muito”
Costa anuncia encerramento de escolas. “Quisemos evitar", mas o risco "aumentou muito”
Saiba Mais
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+