Tempo
|
A+ / A-

EUA

Nova porta-voz da Casa Branca assume respeito pela imprensa e promete transparência

21 jan, 2021 - 07:28 • Lusa

Durante a primeira conferência de imprensa da nova administração, Jen Psaki esclareceu que a nova administração tem um objetivo comum com os jornalistas: “partilhar informações precisas com o povo americano".

A+ / A-

A nova porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, comprometeu-se, na sua primeira conferência de imprensa, a partilhar informações "precisas" com o público norte-americano e expressou "o seu profundo respeito" por uma imprensa livre e independente.

Numa tentativa de estabelecer um tom diferente dos seus antecessores da administração de Donald Trump, Psaki recordou o seu passado como porta-voz do Departamento de Estado na Administração de Barack Obama (2009-2017), quando viu "o poder dos Estados Unidos”, mas também o “poder da verdade, e a importância de dar um exemplo de empenho e transparência”.

"Tenho um profundo respeito pelo papel de uma imprensa livre e independente na nossa democracia e pelo papel que todos eles desempenham", disse.

“Haverá momentos em que discordaremos, e certamente haverá dias em que discordaremos em grande parte das conferências de imprensa", acrescentou, frisando que tanto a nova administração como os jornalistas têm um objetivo comum: “partilhar informações precisas com o povo americano”

A porta-voz disse que o objetivo de Biden é "trazer transparência e verdade".

Psaki deu a primeira pergunta a um repórter da agência noticiosa Associated Press (AP), uma tradição que foi quebrada pelo primeiro secretário de imprensa da Administração Trump, Sean Spicer, que respondeu a uma pergunta de um repórter do The New York Post.

A presidência de Trump foi marcada por uma relação tensa entre os seus porta-vozes e jornalistas, bem como pelos seus próprios ataques a profissionais e meios de comunicação social como a CNN e o The New York Times, que muitas vezes acusou de difundir "notícias falsas".

Joe Biden - que sucede a Donald Trump, após ter vencido o republicano nas eleições presidenciais de 3 de novembro - prestou juramento na escadaria oeste do Capitólio, numa cerimónia sob um forte dispositivo de segurança, após o violento ataque ao Congresso, na passada semana, por uma multidão de apoiantes de Donald Trump.

Biden toma posse, Trump deixa Casa Branca com promessa de voltar “de alguma forma”
Biden toma posse, Trump deixa Casa Branca com promessa de voltar “de alguma forma”
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+